Assembleia 13/06/2026 16:45
Curso de capacitação de servidores promove atualização da gestão de processos na ALRN

O professor de Gestão de Processos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Marcos Fernando Machado de Medeiros, apresentou nesta sexta-feira (12), no Auditório Cortez Pereira, na Casa Legislativa, os resultados do curso em Gestão de Processos, que fez parte de uma jornada de capacitação em parceria com a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e que teve como público-alvo os servidores das diversas Diretorias da Assembleia Legislativa.
O encontro contou com a presença dos servidores que participaram do curso, bem como diretores e coordenadores de áreas estratégicas da Casa.
Segundo a diretora de Planejamento Estratégico da ALRN, Luciana Targino, dois importantes produtos para a Casa foram atualizados no decorrer do curso e seriam apresentados na reunião, a Cadeia de Valor e a Arquitetura de Processos.
De acordo com o professor Marcos Medeiros, a participação e o engajamento dos servidores teve saldo positivo.
“O processo é um grupo de atividades realizadas em uma sequência lógica. A gestão de processos é importante porque as vezes a solução já existe e quem não tem conhecimento acaba desperdiçando tempo, esforço e energia muito além do que deveria”, explicou o professor.
O objetivo das atualizações é o aperfeiçoamento contínuo da gestão institucional e do alinhamento dos processos organizacionais às diretrizes do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. A Cadeia de Valor foi a primeira entrega do curso.
Além dela, a Arquitetura de Processos que possibilita o detalhamento estruturado dos macroprocessos institucionais, promovendo maior padronização, integração, eficiência administrativa e melhoria contínua dos processos de trabalho, começou a ser desenvolvida.
A partir das atividades apresentadas na reunião, novas ações serão desenvolvidas pelos servidores, como o mapeamento dos processos identificados na arquitetura, a revisão do catálogo de atividades e a atualização do plano de gestão de riscos.
A Cadeia de Valor e a Arquitetura de Processos foram publicados nesta sexta-feira no diário eletrônico pelo Ato da Mesa nº 547/2026.
Deu no Portal da ALRN

Descrição Jornalista
02/08/2026 09:40 183 visualizações
A psicologia explica por que algumas pessoas simplesmente não conseguem pedir desculpas
02/08/2026 06:18 172 visualizações
02/08/2026 04:33 156 visualizações
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
03/08/2026 11:33 138 visualizações
Ministro anuncia máquinas em todos os trechos da duplicação da BR-304 até dezembro no RN
03/08/2026 12:46 131 visualizações
Lula chega à sétima disputa ao Planalto com versão 3.0 do ‘nós contra eles’
02/08/2026 07:49 127 visualizações
Atenção: os psicólogos recomendam que você se distancie desses 5 tipos de pessoas
02/08/2026 13:31 122 visualizações
Prefeitura retira mais de 61 mil toneladas de resíduos da drenagem de Natal
02/08/2026 10:30 119 visualizações
Midiacom/RN, MPRN e MPF realizam workshop e capacitam jornalistas para o período eleitoral
03/08/2026 04:41 116 visualizações
CNC: Dia dos Pais 2026 deve movimentar R$ 8,52 bilhões no varejo brasileiro
06/08/2026 05:21 113 visualizações