Cordel e xilogravura se unem em obra que celebra a identidade cultural do Agreste Potiguar - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Artes 08/07/2026 13:59

Cordel e xilogravura se unem em obra que celebra a identidade cultural do Agreste Potiguar

Cordel e xilogravura se unem em obra que celebra a identidade cultural do Agreste Potiguar

O cordelista Gélson Pessoa e o artista visual Erick Lima lançam neste sábado, 11 de julho, às 09h, o livro A Lenda do Salto da Onça, obra que resgata uma das narrativas mais emblemáticas do imaginário popular do Rio Grande do Norte.

O lançamento acontece na Associação Cultural Casa do Cordel, no Centro de Natal.

O livro conta a história que explica a origem do apelido pelo qual o município de Santo Antônio ficou conhecido: “Salto da Onça”. Embora o nome oficial da cidade permaneça Santo Antônio, a denominação popular atravessou gerações e fronteiras, consolidando a identidade cultural local e o título de “Terra da Onça”.

Com texto em cordel e ilustrações em xilogravura, a obra integra literatura e artes visuais a serviço da memória e da identidade do povo potiguar.

“A xilogravura tem uma ligação profunda com a literatura de cordel e com a cultura popular nordestina. Neste livro, procurei criar imagens que não apenas ilustram a narrativa, mas também traduzem a força dessa lenda e ajudam a preservar um patrimônio que pertence à nossa gente”, destaca o artista visual Erick Lima.

Além do lançamento, a programação inclui apresentações de poetas e artistas de diversas cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, transformando a noite em um grande encontro de valorização da cultura popular nordestina.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista