Energia. 06/04/2023 09:45
Consumidor brasileiro ficou, em média, cinco vezes sem energia em 2022. Cosern é destaque positivo
Uso de baterias em sistemas fotovoltaicos é uma alternativa para eliminar o risco de ficar sem eletricidade

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou o resultado do desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2022, no qual informou que, em média, os brasileiros ficaram 10,93 horas sem energia no ano.
Ao todo, foram 5,37 interrupções de rede por consumidor no ano passado.
Em seu levantamento, a Agência avaliou todas as concessionárias do país no período, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.
Das empresas de grande porte, as companhias que tiveram os melhores desempenhos foram: a CPFL SANTA CRUZ e a COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte).
Em contrapartida, clientes atendidos por três subdivisões da Equatorial – CEEE Equatorial, Equatorial-MA e Equatorial-GO – foram os que tiveram os piores índices.
Das empresas com até 400 mil consumidores, a campeã foi a Muxenergia, seguida por EBO (Energisa Borborema) e EFLJC (Empresa Força e Luz João Cesa), empatadas em segundo. Já as piores foram: DCELT e Cooperaliança.
Apesar de ranquear o desempenho das empresas, a ANEEL não informou qual foi o tempo médio de desabastecimento e quantas interrupções de rede foram contabilizadas por cada uma das concessionárias brasileiras.
Apesar de os números apresentados pela ANEEL terem sido menores do que em relação a 2021 (11,78 horas de desabastecimento e 5,99 interrupções), trata-se de um problema que ainda assim causa prejuízos não somente para consumidores residenciais, como também para indústrias e hospitais, que dependem do fornecimento ininterrupto para operar em segurança.
Neste sentido, o uso de baterias em sistemas de energia solar é uma alternativa para eliminar o risco de ficar sem energia, já que a tecnologia tem como principal característica o funcionamento dos sistemas sem a necessidade de conexão com as redes elétricas.
Este modelo é uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, com novas tecnologias em desenvolvimento e que garantem ao consumidor o armazenamento da energia solar excedente.
Segundo o relatório World Energy Transitions Outlook 2022, publicado pela IRENA (Agência Internacional para as Energias Renováveis) em 2022, além de útil para evitar quedas nas redes, os sistemas de armazenamento também são fundamentais para o meio ambiente.
Segundo o estudo, para o planeta atingir as metas de restrição do aquecimento global, também é necessário obter melhorias substanciais na eficiência energética, eletrificação da economia, em especial do setor de transporte e aquecimento, dentre outras iniciativas.
Neste contexto, o desenvolvimento do mercado de armazenamento de energia em baterias vem apoiar o crescimento da geração de energia por fontes renováveis cuja principal característica é a intermitência.
“O armazenamento de energia produzida por meio de fonte renovável supriria um dos maiores entraves à confiabilidade e resiliência do sistema de fornecimento de energia, lhe conferindo flexibilidade e maiores níveis de autonomia e segurança energética, sendo impulsionado pela necessidade do incentivo à economia de baixo carbono e eletrificação da frota de veículos”, pontua o relatório.
Fonte: Canal Solar

Descrição Jornalista
Vida privada de Vorcaro engajou 4 vezes mais que seus crimes
10/03/2026 13:41
02/03/2026 06:21 166 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 153 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 150 visualizações
Ataque ao Irã deve pressionar preço de combustíveis, dizem especialistas
01/03/2026 04:44 140 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 137 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 132 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 132 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 128 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 126 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 125 visualizações