Música 09/09/2024 20:16
Conheça o instrumento que toca música com as ondas do mar, na Croácia
O 'Órgão do Mar' fica a 280 km de Zagreb, capital desse país nos Bálcãs [...]

Famosa por suas 24 ilhas e cerca de 300 ilhotas e rochedos, Zadar, na Croácia, ficou famosa, mundialmente, por um instrumento que toca música experimental, a partir das ondas do mar.
A 280 quilômetros de distância de Zagreb, capital croata, esse destino de três mil anos de história e arquitetura medieval surpreende pelo moderno ‘Órgão do Mar’ (Morske orgulje, em língua croata).
A instalação é uma criação do arquiteto croata Nikola Bašić e produz um som de acordo com o movimento das águas do mar, em canos instalados sob a escadaria de mármore do calçadão dessa cidade, às margens do Mar Adriático.
VEJA VÍDEO
O ‘Órgão do Mar’ fica ao lado de outra atração moderna de Zadar, o ‘Greeting to the Sun’ (Pozdrav suncu, em croata).
A instalação é formada por 300 placas de vidro sobre módulos solares fotovoltaicos que captam a energia do Sol, ao longo do dia, e a transforma em eletricidade que irá acender as luzes do atrativo durante a noite.
A obra, que também é de autoria de Bašić, simboliza a comunicação com a natureza.
Os finais de tarde de Zadar são concorridos e o cineasta Alfred Hitchcock até classificou o pôr do sol local como o mais bonito do mundo.

Órgão do Mar, em Zadar
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta
Croácia
Mas isso não é tudo nesse país fascinante, entre a Eslovênia e a Bósnia, nos BálcãsNo Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, para onde se olha, tem uma cachoeira.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Nacionalni park Plitvička jezera, nome original em língua croata, é o primeiro e o maior parque nacional desse país do Leste Europeu.
É como caminhar sobre um imenso tapete verde recortado por degraus naturais por onde escorrem cachoeiras de todos os tamanhos. Parecem uma só, divididas em línguas d’água, mas são dezenas delas, caindo no rio Korana, em diferentes níveis.
Lagos de Plitvice
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta
O local é conhecido pela sequência de 16 lagos conectados por cachoeiras, em que o visitante caminha sobre passarelas de madeira que cruzam lagos, faz passeio em trenzinhos a diferentes níveis do parque e pode tomar pequenas embarcações que fazem deslocamentos breves entre uma margem e outra.
O destaque é a Veliki Slap (‘Grande Cachoeira’, em português), uma queda de 78 metros de altura, considerada a maior da Croácia.
Deu em Portal Terra

Descrição Jornalista
CNJ identifica juízes com remuneração superior a R$ 1 milhão
07/06/2026 12:12
70% do Congresso apoia instalação de CPI para investigar caso Master
07/06/2026 11:48
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 168 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 135 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 133 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 132 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 129 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 128 visualizações
02/06/2026 08:09 113 visualizações
Atenção: a nova exigência da CNH para motoristas de carro e moto a partir de junho
01/06/2026 17:22 112 visualizações
Botafogo prioriza reforços para quatro posições na janela do meio do ano
03/06/2026 06:08 111 visualizações