Congresso Nacional 17/12/2022 08:50
Congresso Nacional aprova novas regras para orçamento secreto
Matéria segue agora para promulgação

O Congresso Nacional aprovou, nesta ![]()
sexta-feira (16), a proposta que trata da transparência nas emendas de relator-geral do Orçamento, as chamadas RP-9, mais conhecidas por orçamento secreto.
A matéria segue para promulgação.
A votação foi realizada de maneira remota, já que muitos parlamentares estavam fora de Brasília, participando de diplomações de políticos eleitos neste ano.
Na Câmara dos Deputados, o texto-base foi aprovado por 328 votos favoráveis e 66 contrários; no Senado, foram 44 votos favoráveis e 20 contrários.
![]()
Nenhum dos destaques que ainda poderiam modificar o texto foi aprovado.
O texto do relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), prevê novas regras de distribuição dos recursos das emendas de relator, critérios de proporcionalidade e impessoalidade. Os recursos previstos para 2023 estão em torno de R$ 19 bilhões.
Os recursos devem ser distribuídos segundo a proporção das bancadas (80%) e reserva de outros 20% para as Mesas de ambas as Casas, para o relator-geral e o presidente da Comissão Mista de Orçamento.
As áreas de saúde e assistência social devem receber ![]()
ao menos ![]()
50% do valor das emendas de relator. As ![]()
indicações devem conter ![]()
o nome de um parlamentar, mesmo que os recursos sejam destinados para atender indicações de agentes públicos ou representantes da sociedade civil.
A proposta começou a ser discutida por mais de três horas na quarta feira, mas foi interrompida antes da apreciação do mérito. Inicialmente, a previsão era de que a matéria voltasse ao plenário do Congresso apenas na próxima semana.
A apreciação da matéria foi antecipada para ![]()
hoje ![]()
em virtude da suspensão da análise sobre a constitucionalidade do tema no Supremo Tribunal Federal (STF).
Com placar de 5 votos a 4 contra o modelo das emendas RP9, a sessão deve ser retomada na próxima ![]()
segunda-feira (19), última sessão antes do recesso na Corte.
Faltam os votos os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. ![]()
![]()
A votação foi iniciada ![]()
ontem ![]()
(14) com o voto da relatora, ministra Rosa Weber.
A presidente do Supremo considerou que o orçamento secreto é inconstitucional por prejudicar a distribuição de recursos, o direito de parlamentares de participarem do ajuste do Orçamento e a sociedade de obter informações sobre a aplicação do dinheiro.
Deu em Agência Brasil
Descrição Jornalista
Autista pode comprar carro com 30% de desconto; veja como conseguir
06/12/2025 15:18
As palavras que você não pode dizer na internet
06/12/2025 14:26
Atividade industrial da China encolhe pelo oitavo mês seguido em novembro
01/12/2025 08:00 241 visualizações
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 128 visualizações
02/12/2025 04:30 117 visualizações
Como ativar conta na Uber que facilita o uso para idosos
01/12/2025 06:34 106 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 105 visualizações
02/12/2025 07:37 103 visualizações
Banco Central lança novo mecanismo para reforçar segurança contra fraudes financeiras; conheça
01/12/2025 07:41 97 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 97 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 96 visualizações
