FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – CARNAVAL – 2901 A 2702

Servidores públicos 04/01/2021 07:13

Confira os concursos públicos já abertos e previstos para acontecer em 2021

O ano de 2021 chega com grandes expectativas, já que a pandemia trouxe novos aprendizados, mas a vontade de conquistar um emprego estável — principalmente em plena crise — alimenta o sonho de muitos trabalhadores.

O ano de 2021 chega com grandes expectativas, já que a pandemia trouxe novos aprendizados, mas a vontade de conquistar um emprego estável — principalmente em plena crise — alimenta o sonho de muitos trabalhadores.

Os concursos públicos minguaram nos últimos anos, mas ainda há boas opções previstas para este ano. Há também processos seletivos temporários para quem procura ocupação e renda.

Para ajudar os candidatos — e estimular que comecem a se preparar deste já —, o EXTRA lista exemplos de seleções que vão oferecer mais de 200 mil oportunidades. Confira.

Por conta da pandemia, o Censo Demográfico de 2020 foi adiado para este ano. As inscrições no processo seletivo simplificado que já tinham sido iniciadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram suspensas, as taxa acabaram devolvidas aos candidatos inscritos em maio do ano passado, e a expectativa agora é que a nova seleção seja reaberta em março de 2021, embora os recursos da União para realizar a mais ampla pesquisa sobre a população brasileira ainda estejam pendentes.

No dia 11 de dezembro, saiu a autorização para a Polícia Federal (PF) promover uma nova seleção, com a oferta de 1.500 vagas, para ambos os sexos. As oportunidades serão para as funções de delegado, escrivão, papiloscopista e agente.

O prazo para a publicação do edital é de até seis meses, mas a previsão é que saia ainda em janeiro.

No dia 24 de dezembro, o Ministério da Economia também autorizou a realização de um concurso com 1.500 oportunidades para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Homens e mulheres poderão concorrer.

Mas, segundo o diretor-geral da corporação, Eduardo Aggio, o concurso terá 500 excedentes, possivelmente a partir de 2022, totalizando dois mil novos policiais rodoviários.

O edital também deve sair em 180 dias a contar da autorização.

A Controladoria-Geral da União (CGU) também solicitou autorização para promover um concurso público.

A ideia seria preencher vagas nos cargos de técnico e auditor federal de finanças e controle, mas o total de oportunidades a serem abertas ainda não foi informado. O órgão aguarda o sinal verde do Ministério da Economia. Na esfera federal, espera-se até a realização de uma seleção para o Colégio Pedro II.

Restam ainda expectativas em relação ao preenchimento de vagas em outros órgãos, principalmente da União, mas ainda não há previsões imediatas.

Seja como for, os candidatos devem ficar atentos, pois ao longo do ano podem ser abertas seleções para Ministério Público da União (MPU), Ministério das Relações Exteriores, Defensoria Pública da União (DPU), Tribunal de Contas da União (TCU), Senado, Ibama, ICMBio, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Receita Federal, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Tesouro Nacional.

Deu em Extra

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista