Confiança da indústria potiguar modera em agosto, aponta ICEI/FIERN - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Indústria 23/08/2025 10:57

Confiança da indústria potiguar modera em agosto, aponta ICEI/FIERN

Confiança da indústria potiguar modera em agosto, aponta ICEI/FIERN

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) declinou 2,5 pontos em agosto de 2025, passando de 54,1 para 51,6 pontos, revelando que os executivos potiguares seguem confiantes, embora menos do que no levantamento anterior.

Trata-se do vigésimo oitavo mês seguido apontando confiança (indicador acima de 50 pontos). Com esse recuo, o ICEI está 3,9 pontos abaixo do valor de agosto de 2024 (55,5 pontos) e 2,7 pontos aquém de sua média histórica (atualmente em 54,3 pontos).

Essa moderação na confiança reflete, em boa medida, o impacto negativo das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras, e que entraram em vigor no dia 06/08.

Os juros internos elevados são outro fator de influência não favorável sobre a confiança empesarial.

Na avaliação dos lideres industriais, as condições atuais dos negócios ainda demonstram piora – a décima consecutiva – porém em menor intensidade do que em julho. Já as expectativas para os próximos seis meses continuam positivas, observa-se, entretanto, uma queda do otimismo em relação ao levantamento anterior.

A Sondagem aponta também que os empresários das Indústrias

Extrativa e de Transformação estão menos confiantes, enquanto os da Construção apontaram falta de confiança, pelo segundo mês consecutivo. No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias estão menos confiantes, enquanto as pequenas mostram-se neutras, ou seja, não demonstram confiança e nem falta de confiança.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado no dia 13/08 pela CNI para o Brasil, observa-se tendência distinta apesar do recuo comum do índice em agosto de 2025.

O indicador nacional recuou 1,2 ponto, passando de 47,3 para 46,1 pontos, indicando falta de confiança da indústria pelo oitavo mês seguido.

Já o ICEI potiguar caiu 2,5 pontos, de 54,1 para 51,6 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, revelando que os empresários ainda mostram confiança, embora menos do que em julho.

Com esse resultado, o ICEI do conjunto do país está 5,6 pontos abaixo do valor observado em agosto de 2024 (51,7 pontos) e 7,7 pontos aquém de sua média histórica (atualmente em 53,8 pontos).

No que diz respeito ao ICEI do Nordeste, o indicador declinou 0,7 ponto, passando 51,5 para 50,8 pontos, mas permanece acima da linha divisória de 50 pontos, revelando moderação no nível de confiança. Na comparação com agosto de 2024, o indicador regional apontou queda de 4,9 pontos (55,7 pontos).

Clique aqui e confira a publicação completa

Deu no Portal da Fiern
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista