Comportamento 20/11/2024 16:25
Como irritar um carioca? Revista inglesa publica lista com dicas para evitar situações no Rio
Uma edição especial da revista Time Out publicou uma lista bem-humorada com o título "Como irritar um carioca".

Uma edição especial da revista inglesa Time Out focou no Rio, pensando no público do G20.
Nela, foi publicada uma lista bem-humorada com o título “How to annoy a Carioca” (Como irritar um carioca).
Na introdução da lista, a publicação alerta seus leitores de que as dicas podem ser usadas justamente para evitar as tretas, mas que a escolha, claro, é do visitante.
Na lista, um dos tópicos é sobre falar mal da cidade. O Rio tem muitos problemas e o carioca reconhece… mas só carioca pode falar mal.
Na mesma linha do primeiro conselho, a revista chama a atenção de que ficar por aí sugerindo que a cidade é perigosa pode não ser a melhor forma de fazer amigos.
O artigo aposta que a resposta virá na ponta da língua com algo na linha de que “toda grande cidade tem seus problemas com segurança” e que “pesquisas mostram que as coisas estão melhorando por aqui”.
Outro ponto citado pela lista é insinuar que São Paulo é melhor que o Rio em qualquer aspecto.
Ou pedir uma bolacha em vez de um biscoito que, obviamente, é a forma correta de chamar o produto.
Outro detalhe importante que o texto destacou: jamais criticar o uso de chinelos de dedo, independente do local.
Também deve ser evitado, segundo a publicação, sugerir, numa conversa, que os moradores do Rio são, podemos dizer, preguiçosos.
Falar mal das cervejas ou das comidas de botecos, ou ainda criticar os famosos “pé sujos” também não são recomendados. P
or último, mas não menos importante, a lista avisa para jamais tratar com desdém ou falar mal do samba.

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 220 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 218 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 214 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 212 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 203 visualizações
11/09/2026 07:24 201 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 191 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 179 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 151 visualizações