Automóveis 12/07/2023 18:28
Como era o Gurgel Itaipu, o primeiro carro elétrico nacional
Modelo era “levinho”, ultracompacto e oferecia módicos 4,2 cavalos de potência
O Brasil não é exatamente o mercado mais popular dos carros elétricos hoje. Ainda assim, a tecnologia já está presente por aqui desde os anos 1970.
O pioneiro dos carros elétricos no país foi o engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, também responsável pela primeira fabricante de automóveis totalmente brasileira.
A Gurgel nasceu em São Paulo no ano de 1969. Uma das grandes inovações da marca foi o Itaipu E150, o nome sugestivo não foi escolhido à toda. Se tratava do primeiro carro elétrico não só do Brasil, como de toda a América Latina.
No fim, a promessa de produção em larga escala nunca aconteceu. O modelo passou por problemas técnicos e logo parou de ser fabricado pela Gurgel. Hoje, os únicos 27 exemplares são raridade no mercado.
Hoje, o valor corrigido do Itaipu seria o mesmo de um popular moderno, na faixa dos R$ 60 mil.
Sem apoio do governo, a aposta no desenvolvimento de baterias mais eficientes e leves que as feitas de chumbo-ácido também não deu resultado, o que levou a Gurgel a desistir do plano de desenvolver novos carros elétricos no Brasil.
A marca ainda permanecei no mercado até fechar as portas em 1996 após a abertura para os importados e a forte concorrência no mercado nacional.
Nos seus 27 anos de estrada, a empresa vendeu 30 mil automóveis.
Quanto é preciso ganhar por mês para ser considerado rico no Brasil?
17/08/2025 20:17
As 15 melhores citações de livros da história
17/08/2025 19:41
O que significa sonhar que está caindo, segundo a psicologia
17/08/2025 18:19
Incrível: robôs e IA assumem polinização de plantas no dia a dia
17/08/2025 17:36
Por que turbulência em voos está ficando mais forte e frequente
17/08/2025 15:25
Lula quer suspender redes por até 60 dias sem decisão judicial
17/08/2025 14:49