Deu em G1/RN
Eleições 29/09/2024 07:45
Com ausência de Allyson, Genivan Vale e Lawrence debatem propostas para Mossoró
Candidatos debateram sobre temas como terceirização de serviços médicos, segurança pública, transparência e tarifa zero no transporte público da cidade.
Os candidatos à Prefeitura de Mossoró, Genivan Vale (PL) e Lawrence Amorim (PSDB) participaram do debate promovido pela Inter TV Cabugi neste sábado (28). O prefeito da cidade e candidato à reeleição, Allyson Bezera (União Brasil) não compareceu ao encontro, que foi mediado pela jornalista Emmily Virgílio.
As críticas dos dois candidatos presentes à gestão e à ausência do prefeito marcaram todos os blocos do debate. Gastos com terceirização de médicos e com coleta de lixo, realização de empréstimo de R$ 200 milhões, segurança pública e transparência foram alguns dos temas tratados.
Os três candidatos foram convidados de acordo com a representatividade dos seus partidos e federações no Congresso Nacional. Entretanto, Allyson Bezerra não compareceu até uma hora antes do debate e foi considerado ausente. O lugar dele ficou vazio no estúdio.
Ao todo, o debate teve quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Em cada bloco, cada candidato perguntou e respondeu uma vez.
No primeiro bloco, os candidatos tiveram oportunidade de fazer perguntas de tema livre. Conforme sorteio prévio, Lawrence Amorim fez a primeira pergunta.
Antes de questionar Genivan Vale se acabaria com a terceirização de servidores na área da saúde, Lawrence teve 30 segundos para dizer que pergunta faria ao candidato Allyson Bezerra e questionou por que o prefeito “fugiu” do debate.
Na sequência, Genivan perguntou ao candidato Lawrence o que ele pretende fazer sobre o empréstimo de R$ 200 milhões contratado pela Prefeitura de Mossoró e disse que o prefeito enviou documentos fraudulentos a órgãos fiscalizadores.
O segundo bloco teve perguntas entre os candidatos com temas apontados em sorteio. Lawrence questionou Genivan sobre propostas para a área da segurança pública.
Genivan destacou a importância da iluminação pública na cidade e nas comunidades rurais e falou que vai ampliar a Guarda Municipal. Lawrence ressaltou que vai implantar o videomonitoramento na cidade, em trabalho preventivo para coibir o crime.
No mesmo bloco, Genivan perguntou a Lawrence sobre o tema transparência governamental. Lawrence comentou que não há transparência na gestão atual da prefeitura, que não responde a requerimentos da Câmara Municipal. Genivan garantiu que vai modernizar o sistema do portal da transparência.
No terceiro bloco, de tema livre, Genivan afirmou que Mossoró paga o dobro do valor gasto por Campina Grande (Paraíba), que tem uma população maior, para a coleta de lixo e perguntou as propostas do outro candidato sobre o assunto. Lawrence afirmou que fará a revisão do contrato. Na réplica, Genivan afirmou que pretende incentivar cooperativas da cidade.
Lawrence perguntou a Genivan sobre o relacionamento do atual gestor com os servidores. Genivan criticou a atual gestão e disse que o prefeito pratica “coronelismo” e que vai implantar gestão democrática. Lawrence afirmou que vai implantar uma mesa permanente de negociação com os servidores e enviar projeto de lei para mudar lei que tirou direitos dos servidores.
Quarto bloco do debate dos candidatos à Prefeitura de Mossoró
O quarto bloco teve novamente temas sorteados e o primeiro foi transporte público. Lawrence questionou Genivan sobre suas propostas para o setor. Genivan afirmou que vai implantar tarifa zero no transporte público e triplicar a frota do município. Em resposta, Lawrence também afirmou que vai implantar o passe livre.
O segundo tema do bloco foi diversidade. Genivan perguntou as propostas de Lawrence sobre o assunto e o candidato questionado afirmou que, se eleito, terá uma gestão de respeito e diálogo e implementação de políticas públicas para os diferentes grupos. Genivan afirmou que todos serão respeitados em sua possível gestão.
Cada candidato teve direito a 3 minutos para as considerações finais, e a ordem foi definida em sorteio realizado previamente.
Lawrence disse que vai priorizar a saúde pública e a educação, e valorizar também o esporte e a cultura da cidade (veja abaixo).
Genivan defendeu mais transparência na aplicação do dinheiro público e prometeu melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da população de Mossoró (veja abaixo).
Descrição Jornalista
Morre Hermeto Pascoal, gênio da música universal, aos 89 anos
14/09/2025 05:55
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 206 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 181 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 169 visualizações
01/09/2025 12:24 158 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 155 visualizações
Governo Lula já articula reação a possíveis sanções dos EUA ligadas ao julgamento de Bolsonaro
01/09/2025 09:18 139 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 134 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 124 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 116 visualizações