Redes Sociais 27/01/2022 08:50
Clientela cada vez maior: campanha discute riscos das redes sociais para a saúde mental
“Estamos em um ponto sem volta em relação à centralidade da internet no cotidiano, porém a internet tem sido relacionada a diversos agravos à saúde mental. Tudo isso afeta significativamente a maneira como pensamos, como nos sentimos e como funcionamos como indivíduos e como sociedade”, destaca.

Redes sociais, aplicativos de mensagens, teletrabalho, tudo isso é crucial para o funcionamento da nossa sociedade nos tempos atuais.
Contudo, o excesso de telas e de informação tem se mostrado um fator de risco importante para a saúde mental.
A reflexão é da psicóloga Mariane Araújo Dantas, autora do vídeo lançado nesta quarta-feira, 26, pela campanha Janeiro Branco na UFRN. O material está disponibilizado no Instagram do projeto de extensão.
Com a temática A arte de cuidar da mente: uso das redes sociais e saúde mental, Mariane reflete sobre como as redes sociais podem ser referência de comportamentos problemáticos, e a massificação de mensagens nos aplicativos como WhatsApp e Telegram pode ser instrumento de desinformação.
“Estamos em um ponto sem volta em relação à centralidade da internet no cotidiano, porém a internet tem sido relacionada a diversos agravos à saúde mental. Tudo isso afeta significativamente a maneira como pensamos, como nos sentimos e como funcionamos como indivíduos e como sociedade”, destaca.
Mariane reconhece que, na pandemia, foi importante migrar o trabalho e as relações para o ambiente virtual, mas o que surgiu como solução hoje parece que virou um problema.
“Aplicativos de mensagens, redes sociais, teletrabalho, essas ferramentas podem provocar uma precarização das relações sociais, das relações de trabalho, das relações afetivas. Precisamos da internet, mas precisamos também batalhar por uma vida virtual com saúde e garantia de tempo de qualidade”, pondera. São essas as questões que ela vai trazer para serem pensadas no vídeo,
Sobre a campanha Janeiro Branco, Mariane considera que ela tem se consolidado com um esforço coletivo dos profissionais e da sociedade pelos cuidados com a saúde mental.
“A cada ano vem crescendo o reconhecimento da importância do investimento público e privado neste tema, apesar de reconhecidamente ser uma área com carência de profissionais e investimentos”, pontua.
Mariane Dantas é psicóloga graduada e mestre em Psicologia pela UFRN e atua na Divisão de Atenção Psicossocial ao Servidor (Diaps/DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).
A campanha Janeiro Branco na UFRN está na sétima edição e é promovida por meio de um projeto de extensão fruto de parceria entre o Sepa, a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da Progesp, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e do Instituto do Envelhecer (IEN).
Teve início em meados de janeiro e acontece até o dia 31, abordando temas relacionados à saúde mental e emocional, a exemplo da saúde mental dos recém-nascidos, do trabalhador e dos idosos.
Na quinta-feira, 27, a campanha trará um vídeo com depoimentos de Francisco Júnior e Clarice Leão, profissionais que trabalham com atividades físicas que farão relatos de experiências sobre como eles fazem para cuidar da própria saúde mental.
Deu no Portal da UFRN

Descrição Jornalista
BYD entra na lista suja por trabalho análogo à escravidão no Brasil
08/04/2026 06:06
Premiado espetáculo de teatro retorna a Natal em maio
08/04/2026 05:18
Governo do RN regulamenta o uso da Rota do Sol para o ciclista
08/04/2026 04:43
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 142 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 135 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 134 visualizações
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 131 visualizações
Sesc RN lança desconto de 20% para inscrições no Circuito Sesc de Corridas
01/04/2026 06:42 130 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 129 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 123 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 119 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 117 visualizações
Governo do RN viabiliza retomada de voos entre Mossoró e Recife a partir de setembro
03/04/2026 04:38 105 visualizações