Terra 08/02/2025 16:27
Cientistas descobrem que a Terra está se rompendo no fundo do Oceano Pacífico: Placas tectônicas estão se deformando!
Bom, agora que essa descoberta explodiu na comunidade científica, o próximo passo é monitorar tudo de perto.

Quando falamos do fundo do Oceano Pacífico, logo pensamos em um ambiente calmo, sem grandes surpresas. Mas e se eu te contar que a Terra está literalmente se rachando lá embaixo? Pois é, cientistas da Turquia e do Canadá fizeram uma descoberta que pode mudar tudo o que se sabia sobre placas tectônicas.
Até agora, a ideia era que essas placas permaneciam firmes e só começavam a se deformar quando chegavam nas zonas de subducção, aquelas regiões onde uma mergulha sob a outra . Só que, ao que tudo indica, as placas no Oceano Pacífico já estão rachando antes mesmo de chegarem perto dessas zonas!
Os cientistas analisaram quatro grandes platôs submarinos no Oceano Pacífico—Ontong Java, Shatsky, Hess e Manihiki. E a surpresa veio aí: essas formações já apresentam rachaduras, falhas e sinais de estiramento muito antes de entrarem em contato com outras placas. Ou seja, não é bem aquela história de “tá tudo sólido até a colisão”.
Porque se acreditava que as placas eram rígidas e estáveis até o momento do impacto com outra formação. Agora, esse novo estudo mostra que elas já estão fragilizadas ao longo do trajeto, principalmente em regiões onde a crosta oceânica é mais espessa.
Sim, e não é pouca coisa. A grande questão aqui é que essas placas estão sendo puxadas, pressionadas e retorcidas muito antes de qualquer impacto direto no Oceano Pacífico.
Os cientistas acreditam que essa fragilidade vem da própria interação entre as placas e das forças gigantescas exercidas pelas zonas de subducção, mesmo a milhares de quilômetros de distância. É como se um carro já estivesse amassado antes mesmo de bater em outro.
O que está acontecendo é um jogo de forças que a gente não vê, mas que está lá, trabalhando o tempo todo. À medida que as placas deslizam pelo fundo do Oceano Pacífico, elas sofrem estiramentos e compressões constantes. O resultado? Rachaduras, falhas e deslocamentos antes mesmo de chegarem ao “ponto de colisão”.
Se as placas no Oceano Pacífico já estão fragilizadas antes da subducção, faz sentido pensar que isso pode gerar tremores no meio do oceano, certo? E é exatamente essa possibilidade que os cientistas estão estudando agora.
A boa notícia é que, por enquanto, esses tremores parecem ser de baixa intensidade, bem diferentes dos terremotos gigantescos que ocorrem em lugares como o Japão.
Calma, não precisa sair correndo! Apesar dessa novidade meio assustadora, os especialistas acreditam que o risco de tsunamis continua baixo. Como essas rachaduras estão acontecendo no meio do Oceano Pacífico, bem longe das costas, dificilmente elas vão gerar ondas gigantes que possam atingir cidades.

Descrição Jornalista
02/08/2026 09:40 214 visualizações
Faz parte da classe média? Veja suas chances de chegar ao grupo dos mais ricos em cada estado
01/08/2026 12:49 197 visualizações
01/08/2026 20:00 193 visualizações
A psicologia explica por que algumas pessoas simplesmente não conseguem pedir desculpas
02/08/2026 06:18 190 visualizações
“O povo despreza o político”, diz membro da Academia Brasileira de Letras
01/08/2026 11:11 189 visualizações
Lula chama Flávio e Eduardo Bolsonaro de “filhos do Satanás”
01/08/2026 14:21 187 visualizações
IMD abre 55 vagas externas para cursos gratuitos em TI
01/08/2026 05:53 183 visualizações
02/08/2026 04:33 181 visualizações
Estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo é construída no Ceará
01/08/2026 14:56 174 visualizações
Botafogo se reapresenta com novidades
01/08/2026 10:42 160 visualizações