Cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram uma roupa íntima inteligente que mede a frequência que uma pessoa solta gases. Dados coletados pela tecnologia mostram que adultos saudáveis produzem gases em média 32 vezes por dia.
A medição é feita por um sensor eletroquímico pequeno que monitora as bactérias no intestino e registra a quantidade de gás hidrogênio emitido.
“O gás hidrogênio, produzido pelo metabolismo da microbiota intestinal, representa um biomarcador subutilizado para o monitoramento contínuo da atividade metabólica microbiana. Após sua produção, o hidrogênio é expelido por duas vias principais: respiração e flatulência, sendo que a flatulência contém concentrações de hidrogênio dramaticamente maiores em comparação com a respiração, tornando-se um alvo ideal para detecção sensível”, explica um trecho do estudo.
Até então, cientistas pensavam que os humanos produziam cerca de 14 gases por dia. Isso porque as pesquisas anteriores se baseavam principalmente em relatos, que dependiam da memória dos participantes.
Além disso, gases também são produzidos enquanto os humanos dormem.
O diferencial do novo dispositivo em relação a exames já conhecidos é o conforto. Ele é pequeno, fácil de usar e fica imperceptível na roupa. A maioria dos voluntários relataram que não sentiram incômodo ao longo do dia e voltariam a usar o Smart Underwear.
O aparelho é preso na parte externa da roupa íntima, próximo à região perineal, utilizando um sistema de encaixe.
O botão de pressão de plástico fica na parte interna da roupa íntima e se encaixa em um orifício da Smart Underwear, do lado oposto. “Isso prende o tecido no lugar por fricção, garantindo uma fixação estável e confortável.



