Comportamento 14/04/2024 10:00
Ciência da Felicidade: é possível aprender a ser feliz? Uma universidade britânica diz que sim
Aulas aumentam em pelo menos 10% a sensação de bem-estar, dizem os autores de estudo de acompanhamento dos participantes

Em 2018, a Universidade de Bristol (Inglaterra) começou a oferecer um curso insólito: Ciência da Felicidade. Ser feliz pode ser aprendido na escola? Esta questão foi o pontapé inicial do programa.
Agora, depois de acompanhar os alunos, a direção do curso tem a resposta: Sim. É realmente possível aprender a ser feliz.
O curso não é uma atividade típica de universidade.
Não há trabalhos ou provas. Em vez disso, concentra-se em ensinar aos alunos o que os mais recentes estudos revisados por pares em psicologia e neurociência sugerem que realmente deixa as pessoas felizes.
Com o curso, os professores já tinham percebido que apresentar os estudos científicos centrados na felicidade resulta numa melhoria notável no bem-estar. Mas aqui está o X da questão.
Os benefícios, neste caso, têm curta duração. O acompanhamento dos matriculados notou que os efeitos são mais duradouros em que pratica “atividades extracurriculares”. É preciso que os alunos mantenham a longo prazo os hábitos, baseados em evidências científicas, ensinados durante o curso: gratidão, exercício, meditação e outros.
“É como ir à academia. Não podemos esperar fazer uma aula e ficar em forma para sempre. Tal como acontece com a saúde física, temos de trabalhar continuamente na nossa saúde mental, caso contrário as melhorias serão temporárias”, disse o professor e autor do estudo, Bruce Hood, de acordo com artigo no site “Study Finds”.
Os alunos que fizeram o curso de Felicidade relataram uma melhoria de 10% a 15% no bem-estar. No entanto, apenas aqueles que continuaram a implementar o que aprenderam durante o curso relataram uma melhoria sustentada no bem-estar ao serem novamente entrevistados dois anos após concluírem a participação.
Abaixo, veja alguns achados ensinados no curso de Ciência da Felicidade:
Deu em Extra/Page Not Found

Descrição Jornalista
IMD abre 55 vagas externas para cursos gratuitos em TI
01/08/2026 05:53 81 visualizações
PP adota neutralidade, e Tereza Cristina não será vice de Flávio
01/08/2026 04:41 60 visualizações
Botafogo se reapresenta com novidades
01/08/2026 10:42 58 visualizações
Inmet emite alerta de vendaval para todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte
01/08/2026 07:57 57 visualizações
Estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo é construída no Ceará
01/08/2026 14:56 56 visualizações
“O povo despreza o político”, diz membro da Academia Brasileira de Letras
01/08/2026 11:11 51 visualizações
Faz parte da classe média? Veja suas chances de chegar ao grupo dos mais ricos em cada estado
01/08/2026 12:49 51 visualizações
Parque das Dunas recebe teatro infantil e roda de choro neste domingo (2)
01/08/2026 06:19 50 visualizações
Em dois dias, Mendonça amplia cerco a Lulinha e atrito com a PF escala
01/08/2026 08:06 49 visualizações
Lula chama Flávio e Eduardo Bolsonaro de “filhos do Satanás”
01/08/2026 14:21 47 visualizações