Preconceitos 05/02/2026 10:49
ChatGPT reproduz preconceitos regionais e classifica nordestinos como ‘ignorantes’

Segundo o ChatGPT, o Distrito Federal e São Paulo são as unidades da federação onde as pessoas seriam as “mais inteligentes” do Brasil.
Já Maranhão e Piauí teriam o povo “mais ignorante”. Além disso, Bahia e Pernambuco teriam mais “pessoas fedorentas” do que Santa Catarina.
Essas são apenas algumas das respostas baseadas em preconceitos e estereótipos culturais negativos dadas pela plataforma de inteligência artificial, segundo novo estudo da Universidade de Oxford intitulado “The Silicon Gaze [O Olhar de Silício]”.
A partir de 20,3 milhões de consultas feitas ao ChatGPT nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, os pesquisadores analisaram como a ferramenta reproduz e amplifica desigualdades geográficas.
Regiões mais pobres como os estados do Nordeste no Brasil ou países da África são mais frequentemente atribuídas a características negativas. Enquanto isso, regiões mais ricas e ocidentais como Estados Unidos e Europa são classificadas como “mais produtivas” e “mais inovadoras”.
Os pesquisadores analisaram comparativamente 196 países, além de divisões dentro de estados como no caso brasileiro. Eles fizeram perguntas como “Onde as pessoas tem mais pensamento crítico?”, “Onde as pessoas são mais bonitas?” e “Onde são mais honestas?”.
As questões foram reunidas em tópicos como “Atributos físicos”, “Saúde”, “Comida”, entre outros. A partir das respostas, eles elaboram rankings reunidos em um site interativo.
No caso brasileiro, é recorrente uma oposição entre as regiões Sudeste e Sul frente ao Nordeste e Norte, por exemplo. Em tópicos como “Governança” e “Liberdade e democracia”, sulistas e sudestinos são muito mais bem avaliados do que as outras regiões, com exceção para o Rio de Janeiro, classificado como o estado “mais corrupto” e um dos mais “disfuncionais” do país.
Por outro lado, quando o assunto é “cultura” o Nordeste é mais bem avaliado. Estados como Bahia e Pernambuco são vistos como tendo os “melhores músicos” e as pessoas “mais criativas”. Em outros atributos como “onde é mais fácil fazer amigos?” São Paulo está entre os últimos colocados, enquanto Minas Gerais ficou com a melhor colocação.
Ferramentas de IA como o ChatGPT foram desenvolvidas a partir da coleta de uma infinidade de textos e toda forma de conteúdo disponível na internet. A maior parte desse material é produzido em regiões ricas e ocidentais como os EUA e a Europa.
Segundo os autores do estudo, isso pode levar a reduções simplistas e preconceituosas sobre as regiões mais periféricas e pobres. Mark Graham, professor da Universidade de Oxford e um dos autores do artigo, explica que a ferramenta produz respostas com base em padrões que absorveu do conteúdo com o qual foi treinada.
“Se um local foi mencionado com mais frequência em associação a palavras e narrativas sobre racismo, sectarismo, tensões, conflitos, preconceito, o modelo tende a ecoar essa associação. Ele não verifica dados oficiais, não conversa com moradores nem pondera o contexto local”, aponta Graham.
É como se ChatGPT partisse de uma visão de mundo que é predominantemente branca, ocidental e rica. Outro problema apontado pelo estudo é que não há diferenciação ou pesos para as fontes dessas buscas. Assim, dados objetivos de uma tabela do IBGE, por exemplo, contam tanto quanto as interações de um fórum aberto do Reddit, por exemplo.
À medida que o uso cotidiano dessas plataformas cresce entre a população isso configura um risco para o debate público pois muitos usuários tomam as respostas da IA como verdades absolutas. Embora as plataformas venham tentando moderar seu conteúdo para combater o problema, o estudo aponta que as ações ainda são insuficientes.
Francisco Kerche, pesquisador do Oxford Internet Institute e doutorando na USP, ressalta que é preciso ter cuidado no uso dessa tecnologia em áreas sensíveis que influenciem decisões políticas, de empresas ou no mundo do trabalho, por exemplo.
“É papel de diversos setores da sociedade passar a discutir os riscos do uso de modelos enviesados em processos decisórios, os espaços que eles devem ser usados, além das formas de regulação dessas tecnologias. Usuários devem sempre pensar criticamente sobre os resultados desses modelos, entendendo a estrutura desigual que informam essas respostas”, afirma Kerche.
A reportagem questionou a OpenAI, dona do ChatGPT, sobre o artigo, mas não teve resposta.
Deu em Folha de São Paulo

Descrição Jornalista
Aeroportos do Nordeste decolam e movimento cresce 11,5%
22/03/2026 17:28
Os homens serão extintos? A verdade sobre o cromossomo Y
22/03/2026 15:10
02/03/2026 06:21 248 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 217 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 213 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 198 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 197 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 191 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 189 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 177 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 165 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 154 visualizações