Consumidor 12/09/2023 10:16
Cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de comprar
Estudo foi realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID e destaca a importância do SEO na estratégia de marketing
Cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de realizar compras online, segundo um estudo realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID.
Foram entrevistados 2.115 consumidores entre janeiro e fevereiro de 2023.
O estudo visa analisar o comportamento daqueles que têm o hábito de comprar pela internet, além de auxiliar no marketing digital das empresas, ressaltando a importância do SEO nessa estratégia.
De acordo com o levantamento, os leads de indicações registraram uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática, reforçando o poder da divulgação boca a boca e a confiança atrelada a uma recomendação pessoal.
“A pesquisa foi motivada pelo desejo de compreender as potenciais alterações no comportamento das pessoas ao longo de sua jornada de compra, bem como atualizar nosso conhecimento sobre abordagens eficazes e ineficazes para atender às necessidades do consumidor”, explica Rodrigo Nascimento, fundador da Buscar ID.
Os números mostram que 86% dos consumidores já foram impactados por algum tipo de anúncio relacionado a algo que já pesquisaram, e 80% desse total finalizaram a compra após verem a propaganda, destacando a eficiência do alcance e conversão do retargeting.
No entanto, o levantamento aponta que é importante garantir que os anúncios tenham valor para quem é direcionado, evitando bombardear o consumidor com mensagens irrelevantes.
Além disso, 73% dos entrevistados pesquisam sobre a reputação das marcas antes de comprar, mostrando que oferecer produtos de qualidade é de grande importância, além de eficiência no atendimento e transparência nos negócios para uma boa reputação online.
Outro ponto identificado é que o e-mail continua sendo o canal predileto das pessoas: 71% delas afirmaram preferir receber comunicações por correio eletrônico.
A pesquisa também revelou que 66% dos consumidores estão dispostos a manter o vínculo com uma empresa após a compra, demonstrando uma oportunidade valiosa para fidelizar clientes e transformá-los em defensores da marca.
“Estamos amplamente satisfeitos com a pesquisa. Ela nos revelou dados atualizados sobre o comportamento do consumidor e possibilitou comprovarmos algumas teses”, completa Nascimento.
Deu em Mercado&Consumo
Descrição Jornalista
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 244 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 218 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 198 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 185 visualizações
01/09/2025 12:24 179 visualizações
Governo Lula já articula reação a possíveis sanções dos EUA ligadas ao julgamento de Bolsonaro
01/09/2025 09:18 159 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 154 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 152 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 140 visualizações