Prefeitura de Natal 18/01/2026 05:34
Carnaval de Natal 2026 é anunciado com grandes atrações e prévia na Avenida da Alegria

Do trio elétrico ao palco, do clássico ao novo, o clima do Carnaval já toma conta da Cidade do Sol. Nesta sexta-feira (16), o prefeito Paulinho Freire anunciou oficialmente as atrações do Carnaval de Natal 2026 durante evento realizado no SESC Rio Branco.
A apresentação foi marcada por animação e identidade cultural, com recepção ao som do Frevo do Xico, dando o tom da diversidade e da energia que vão embalar a folia deste ano.
A programação começa mais cedo e promete aquecer os foliões com uma prévia especial nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. A Avenida da Alegria será palco dos trios elétricos e atrações já confirmadas como Wesley Safadão e Natanzinho Lima.
A abertura oficial do Carnaval de Natal 2026 acontece no dia 12 de fevereiro, no Largo do Atheneu, com o tradicional Baile de Máscaras e a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha.
Durante o anúncio, o prefeito Paulinho Freire destacou que o Carnaval é uma estratégia fundamental para fortalecer o turismo e movimentar a economia local, criando motivos para que visitantes escolham Natal como destino e para que os natalenses permaneçam na cidade durante o período.
“Trata-se de um investimento que retorna em geração de renda, empregos e desenvolvimento”, disse Paulinho. O gestor informou ainda que o investimento total no Carnaval, somando esforços da iniciativa privada e do município, pode chegar a até R$ 17 milhões.
O prefeito também ressaltou os avanços conquistados na edição anterior e a consolidação de importantes mudanças para 2026. Ele lembrou que o Carnaval de Natal deu um salto significativo no último ano, com a criação e fortalecimento de novos polos, como o da Zona Norte, no Ginásio Nélio Dias, que será mantido, a ampliação da Avenida da Alegria e a consolidação do Polo Ponta Negra, espaço que já sediou com sucesso o Natal em Natal.
Paulinho Freire reforçou ainda a manutenção do transporte gratuito entre os polos, garantindo acesso democrático à festa e permitindo que a população circule com segurança entre os diferentes pontos da programação.
Para Paulinho, Natal vive hoje um novo momento, com um Carnaval estruturado, capaz de atrair turistas e oferecer aos moradores uma festa completa, sem a necessidade de buscar outros destinos.
Durante o evento, o representante do Sistema Fecomércio RN, o diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, destacou a relevância econômica do Carnaval para a cidade e o impacto direto da festa na geração de renda e no fortalecimento do comércio local.
“O levantamento realizado pelo Sistema Fecomércio em 2025 apontou que o investimento feito no Carnaval resultou em um retorno de aproximadamente R$ 196 milhões para a economia de Natal durante a folia do ano passado. Com a ampliação da programação e do fortalecimento dos polos em 2026, a expectativa é de um impacto econômico ainda maior”, disse.
O diretor informou ainda que o Instituto Fecomércio RN realizará novamente a pesquisa neste ano, com o objetivo de mensurar o volume de recursos movimentados na cidade ao longo do período carnavalesco.
Além das atrações locais, dos tradicionais blocos espalhados por toda a cidade e dos desfiles das escolas de samba, o “reinado de Momo” em 2026 contará com grandes nomes do cenário potiguar e nacional.
Entre as primeiras atrações confirmadas estão Banda Grafith, Capilé, Banda Mel, Raí Saia Rodada, Ricardo Chaves, Tony Salles, Cavaleiros, Xanddy Harmonia, Márcia Freire, Alceu Valença, Rafa e Pipo, Márcia Fellipe, É o Tchan, Jorge Aragão, Kadu Martins, Léo Foguete, Raça Negra, Carlinhos Brown, Mari Fernandez, Jonas Esticado, Olodum, Aduílio Mendes e Michele Andrade.
A programação será distribuída em dois Palcos Principais, que serão montados no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, e na Orla de Ponta Negra, na Zona Sul.
A Redinha volta a ser destaque com os trios elétricos na Avenida da Alegria, que acontecem de 14 a 17 de fevereiro, além das atividades do período de pré-carnaval.
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, reforçou a importância da estrutura montada para a edição de 2026 e destacou o fortalecimento dos polos carnavalescos da cidade.
“A gente consolida em 2026 o Polo Avenida da Alegria, de 14 a 17 de fevereiro, e este ano com uma novidade: a prévia que acontece nos dias 6, 7 e 8. Uma prévia aos moldes do próprio Carnaval. Consolidamos também o Polo Nélio Dias, com grandes atrações, além do Polo Ponta Negra, que já sediou o Natal em Natal com grande sucesso e volta a receber o Carnaval”, afirmou.
A folia conta ainda com a comemoração do aniversário do Bloco das Kengas, no dia 15, um dos mais emblemáticos e tradicionais do Carnaval de Natal, além de outras atividades culturais que serão anunciadas. Iracy também destacou a diversidade da programação e o edital destinado a seleção de 60 orquestras de frevo para os blocos que se credenciaram no Mapa Cultural de Natal e atenderem os critérios estabelecidos.
Com uma programação diversa, descentralizada e inclusiva, o Carnaval de Natal 2026 reafirma a responsabilidade da gestão municipal com a valorização da cultura, o fortalecimento do turismo e o acesso democrático à festa.
A expectativa é de mais uma edição histórica, que consolida Natal como um dos grandes destinos do Carnaval no Nordeste.
Deu no Portal da PMN

Descrição Jornalista
Como um nerd de 32 anos virou a maior ameaça à bilionária Globo
16/06/2026 13:11
Seleções de Messi, Mbappé e Haaland estreiam pelos grupos I e J
16/06/2026 12:35
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 223 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 180 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 175 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 175 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 174 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 172 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 150 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 148 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 148 visualizações