Carnaval 27/01/2023 08:00
Carnaval 2023: Semurb alerta para o prazo de licenciamento de eventos em Natal
O pedido deve ser protocolado com no mínimo oito dias úteis de antecedência do evento, tanto para locais públicos como ruas, praças e quadras poliesportivas, quanto privados, como é o caso de estacionamentos, terrenos, áreas externas ou similares.

O requerimento deve ser preenchido e assinado pelo responsável legal do evento com cópia do RG e comprovante de endereço.
Quem não fizer a solicitação da autorização em tempo hábil corre o risco de não ter seu evento liberado. De acordo com a analista do Setor de Licenciamento Empresarial (SLE), Cataline Lopes, é importante que as pessoas que tiverem dúvidas procurem o atendimento da Semurb para serem orientadas quanto aos documentos necessários para o licenciamento, que será solicitado de acordo com o tipo de evento.
“Existe uma série de documentos que precisam ser apresentados para a liberação. Nos casos de blocos de Carnaval, por exemplo, um deles é emitido pela a secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que autoriza a interdição viária”, explica Lopes.
A lista com a documentação completa para a realização das festividades está disponível também no site da Semurb, pelo “Portal do Licenciamento“, no item “Serviços Disponíveis/ Licenciamento de Eventos”.
CUIDADOS
Já o supervisor geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, ressalta a importância dos organizadores de eventos licenciados observarem as condicionantes da autorização, pois a não observância constitui uma infração ambiental de natureza grave.
“Quando o evento está devidamente licenciado, com a comprovação que o responsável apresentou toda a documentação, é a garantia que ele acionou os órgãos de segurança pública e que está cercado de todos os cuidados para evitar quadro de poluição ambiental e riscos a segurança de terceiros”, disse Almeida.
O descumprimento é considerado infração ambiental de natureza grave e a multa começa em R$ 2.553,21 e pode chegar a R$ 9.820,04.

Descrição Jornalista
O que acontece quando você sai das redes sociais?
17/02/2026 15:16
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 195 visualizações
Boris Casoy acerta com o SBT e volta à TV após quatro anos
06/02/2026 07:30 180 visualizações
03/02/2026 15:54 180 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 174 visualizações
“Norte do Brasil tem mulheres mais feias do mundo”, diz e-mail de Epstein
05/02/2026 07:35 157 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 148 visualizações
Reforma tributária muda regras de contratos de aluguel; entenda o que já vale
06/02/2026 09:02 139 visualizações
Semurb alerta produtores de eventos sobre prazos para licenciamento no Carnaval
03/02/2026 17:07 133 visualizações
Dinheiro dos precatórios dos professores da UFRN foi incluído no orçamento de 2027, garante TRT-RN
09/02/2026 15:44 131 visualizações