Campanha “Dezembro Laranja” traz ações de prevenção ao câncer de pele e atendimento gratuito à população - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Saúde 02/12/2025 05:24

Campanha “Dezembro Laranja” traz ações de prevenção ao câncer de pele e atendimento gratuito à população

Campanha “Dezembro Laranja” traz ações de prevenção ao câncer de pele e atendimento gratuito à população

A campanha do câncer de pele, chama a atenção para a importância do autocuidado e da realização do check-up anual com o dermatologista, medidas essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, doença que representa cerca de 33% de todos os casos de câncer no Brasil (Ministério da Saúde).

Segundo dados da SBD Nacional e estatísticas da campanha de 2024, que atendeu 18 mil pessoas, revelam que os hábitos de exposição solar seguem sendo motivo de preocupação, já que 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem proteção, e apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar regularmente.

E, de acordo com recente pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 90 milhões de brasileiros, o equivalente a 54% da população, nunca consultaram um dermatologista, reforçando a importância da campanha e o papel essencial do dermatologista para a saúde da pele.

Ao longo de todo o mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio Grande do Norte – SBD/RN veiculará em suas redes sociais conteúdos educativos sobre os cuidados com a pele e informações de como identificar possíveis sinais de câncer de pele.

Além disso, realizam uma grande ação, no dia 13 de dezembro, com atendimento e exames dermatológicos gratuitos, das 9h às 15h, no CECAN (Centro Avançado de Oncologia) da LIGA, no bairro de Nazaré, em Natal.

Fique atento aos sinais do seu corpo:

  • Observe se você apresenta lesão elevada e brilhante na pele, de cor

avermelhada, acastanhada, rósea ou multicolorida, que sangra facilmente;

  • Uma pinta preta ou acastanhada que muda de cor, com bordas irregulares e

cresce de tamanho;

  • Mancha ou ferida que não cicatriza, podendo (ou não) apresentar coceira, crostas e sangramento;

  • O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, mas pode ser prevenido com medidas simples, como: uso diário de protetor solar, chapéus, roupas adequadas e evitar exposição em horários de pico do sol. Analise os sinais que o corpo apresenta e marque consulta com dermatologista o quanto antes.

  • A detecção precoce aumenta as chances de cura.

Para mais informações, acompanhe @sbdrn

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista