BYD vai à falência? Boato sobre montadora chinesa cresce no Google. Entenda - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Empresas 06/10/2025 14:24

BYD vai à falência? Boato sobre montadora chinesa cresce no Google. Entenda

BYD vai à falência? Boato sobre montadora chinesa cresce no Google. Entenda

Nos últimos dias, a busca por termos como “falência BYD” e “BYD está falindo?” escalou no Google.

A pergunta sobre a longevidade da montadora chinesa possivelmente começou nas redes sociais, gerando incerteza.

Jornal do Carro esclarece: não há qualquer indicação de que a BYD corra risco de falir.

Pelo contrário, todos os indícios são de que a empresa está em uma fase de expansão global e crescimento de resultados.

Afinal, o que está por trás do boato? Entenda como o rumor começou e a análise dos especialistas.

ECONOMIA BYD recebe primeiro navio próprio para exportar carros elétricos Explorer No. 1 tem capacidade para 7 mil veículos e vai ajudar a ampliar exportações da BYD. Marca chinesa é a líder global de eletrificados FOTO BYD – Divulgação Foto: BYD

Como o boato de “falência da BYD” começou?

O questionamento viral começou, ironicamente, por uma declaração da própria BYD no exterior.

No começo de setembro, durante o Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha (IAA Mobility), Stella Li, vice-presidente da BYD, fez um alerta: muitas montadoras de veículos chinesas devem falir.

Segundo a executiva, o país asiático conta com mais de 130 fabricantes e a maioria das pequenas e médias empresas não deve sobreviver ao ambiente de alta competitividade.

A projeção está alinhada com a expectativa de consultorias e especialistas. Com a redução de incentivos do governo chinês, a dificuldade de internacionalização e a concorrência acirrada, é improvável que tantas companhias permaneçam vivas no longo prazo.

Apesar de ser uma crítica clara aos concorrentes menos estabelecidos, o alerta de Stella Li foi distorcido no vasto terreno das redes sociais, interpretado como se a executiva estivesse falando sobre a própria BYD.

Especialistas descartam falência da BYD: sinais de crescimento e solidez

Apesar da confusão online, o cenário real da BYD é de solidez. Ao menos é essa a análise dos especialistas consultados pela reportagem.

A empresa passa por um agressivo processo de internacionalização, avançando em grandes mercados globais como Brasil e Europa. O último balanço financeiro da companhia, de junho de 2025, mostra crescimento dos resultados. A empresa evoluiu seu lucro operacional (ligado à produção de veículos) e o lucro líquido.

“A BYD é uma das líderes de veículos de novas energias na China e está em expansão global, ganhando volume,” lembra Fernando Trujillo, consultor da S&P Global. “A empresa tem um foco muito grande em inovação e tecnologia, com portfólio amplo, desde veículos de passeios a caminhões e ônibus. Essa combinação torna a BYD sustentável no longo prazo”, avalia o especialista.

Cássio Pagliarini, CMO da Bright Consulting, concorda que não há qualquer bandeira vermelha visível sobre a montadora no momento. “É uma empresa grande, sólida, associada ao governo chinês e com boas tecnologias.”

Ele pondera que a estratégia de oferecer veículos a preços muito agressivos pode, momentaneamente, impactar as margens de lucro. “De qualquer forma, essa estratégia deve estar na equação de negócios deles: sacrificar agora para ter benefícios posteriores no aumento de participação de mercado”, observa Pagliarini.

O que a BYD diz sobre seu futuro global

Consultada pela reportagem, a assessoria de comunicação da BYD no Brasil reforçou que a operação da companhia é consistente e com visão de longo prazo.

“Apesar de uma desaceleração mais recente no mercado chinês e ajustes de metas de vendas, a BYD continua apresentando fundamentos sólidos: margens saudáveis, presença dominante no maior mercado de veículos elétricos do mundo e um portfólio altamente competitivo em termos de tecnologia e custo”, informa a marca em nota.

A empresa destaca ainda estar cada vez mais internacionalizada e, com isso, menos dependente do mercado doméstico. A projeção é que, em 2025, 20% das vendas totais da BYD sejam feitas fora da China, em outros países da Ásia, além da Europa e da América Latina. Assim, a companhia enfatiza ter bases sólidas, ao contrário do que apontam os boatos de falência.

Deu em Estadão/MSN

Ricardo Rosado de Holanda
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