Comportamento 05/09/2024 12:33
Brasileiros dedicam 3 anos e meio da vida adulta ao uso do celular, diz estudo
Dado é de levantamento realizado pelo Instituto Ipsos em parceria com Nubank e mostra que adultos dedicam 12% de todo o tempo livre às telas

Os brasileiros dedicam cerca de 3,6 anos de sua vida ao uso do celular, segundo estudo realizado pelo Instituto Ipsos encomendado pelo Nubank Ultravioleta, experiência para clientes de alta renda da startup.
Esse período é equivalente a 6% de todo o tempo livre que uma pessoa possui ao longo de sua vida, de acordo com o levantamento.
O estudo mostrou que o uso de telas, incluindo, além do celular, televisão e jogos eletrônicos, ocupa 12% de toda a vida adulta, equivalente a 7 anos.
O tempo em frente à TV ou ouvindo ao rádio equivale a 2,9 anos (5% do tempo livre).
Ainda de acordo com o levantamento, o uso do celular representa 6,4% do tempo livre das mulheres durante a vida adulta, e 5,9% para os homens.
Por outro lado, a prática de esportes ocupa apenas 4% de todo o tempo livre do brasileiro, equivalente a 2,2 anos.
Já atividades ao ar livre ocupam apenas 2% desse tempo, totalizando apenas 1 ano da vida. Descanso e ócio ficam com 4%, equivalente a 2,3 anos. Atividades religiosas ocupam 2% do tempo livre, um total de 1,2 anos, e a participação de eventos, apenas 1%, totalizando 0,8 anos.
Em resumo, os dados mostram que autocuidado não é uma prioridade para as pessoas durante seu tempo livre.
Os participantes do estudo disseram que, se tivessem mais tempo livre, gostariam de utilizá-lo com viagens (41,7%), dormindo (36%), TV (27,2%), esportes e exercícios (26%), descanso e ócio (23,4%).
Além disso, 43% afirmam que, durante o tempo sem trabalho, preferem estar com a família; 35% dizem preferir estar com os amigos, e 22% relatam preferir estar sozinhos.
O estudo foi realizado através de 1.500 entrevistas, online e presenciais, com homens e mulheres acima de 18 anos, de todas as classes sociais (ABCDE) nas cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Do total de participantes, 52% eram do sexo feminino e 48%, do masculino.
O trabalho listou 30 atividades cotidianas, classificadas entre “tempo livre” e “tempo ocupado”, segundo critérios previamente definidos, e perguntou aos participantes quanto tempo gastam (horas/minutos), para todas as atividades diárias, semanais ou mensais.
As respostas foram individuais e permitiram sobreposição de atividades, podendo ocorrer simultaneamente.
A partir disso, calculou-se o tempo médio diário gasto (em minutos) pelos brasileiros em cada atividade e, em seguida, os dados foram expandidos para representar o período de um ano médio de vida dos brasileiros.
Para que os dados representem então o cálculo médio em anos da vida adulta dos brasileiros, foram considerados os dados de expectativa de vida do brasileiro (IBGE) na sua vida adulta, dos 18 aos 76 anos, totalizando 58 anos adultos, os quais foram multiplicados pelo ano médio calculado com os dados do levantamento.
O levantamento faz parte de nova campanha do Nubank voltada para destacar a importância de administrar bem o tempo livre ao longo da vida.
“Sabemos que o tempo, hoje em dia, é cada vez mais raro e valioso e queremos ajudar os clientes a terem mais tempo livre para o que realmente importa”, ressalta Livia Chanes, CEO do Nubank.
Deu em CNN
Descrição Jornalista
Brasil está entre os países que mais xingam na internet
05/12/2025 16:59
Os 3 tipos de amizade que a ciência diz que definem sua felicidade
05/12/2025 15:47
Com nível de ocupação recorde, 1 em cada 4 idosos trabalhava em 2024
05/12/2025 14:17
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 120 visualizações
02/12/2025 04:30 112 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 97 visualizações
02/12/2025 07:37 95 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 89 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 86 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 81 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 77 visualizações
03/12/2025 08:07 70 visualizações
