Brasil x Bolívia: Lino e LH titulares para evitar pior campanha - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Futebol 09/09/2025 09:16

Brasil x Bolívia: Lino e LH titulares para evitar pior campanha

Brasil x Bolívia: Lino e LH titulares para evitar pior campanha

A partida Bolívia x Brasil desta terça-feira (9) marca a despedida canarinha das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O time de  Carlo Ancelotti busca a vitória na 18ª rodada para não protagonizar a sua pior campanha na era dos pontos corridos. O duelo começa às 20h30, no Estádio Municipal de El Alto, na Região Metropolitana de La Paz.

Ao contrário de como aconteceu em outras edições da disputa qualificatória, os bolivianos tiraram o jogo do Estádio Hernando Siles.

A cidade de El Alto, em comparação com La Paz, é ainda mais alta. São 4.070 metros acima do nível do mar. Globo, Sportv e Ge TV transmitem o jogo ao vivo.

Os brasileiros estão na segunda colocação da tabela, com 28 pontos, dez a menos que a Argentina. Em caso de empate ou derrota, alinhado aos triunfos de Uruguai e Equador, a seleção pode cair de posição. Já os bolivianos têm 18 pontos no sétimo lugar.

Pior campanha foi em 2002

Se vencer, o Brasil evitará que o país feche as Eliminatórias com a sua pior campanha na era de pontos corridos — iniciada para o Mundial de 2002.

A pior até o momento aconteceu na prévia da Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, que a Seleção acabaria vencendo. À época, o Brasil terminou com 30 pontos (9V, 3E e 6D), com 55,6% de aproveitamento.

Em 2026, a equipe verde e amarela tem oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com 24 gols feitos e 16 sofridos. O aproveitamento é de 54%.

Brasil roda o elenco e tenta evitar marca negativa

A seleção brasileira jogará classificada, o que permite ao técnico rodar o elenco. Alguns atletas poderão estrear sob o comando de Carlo Ancelotti. São os casos do meia Jean Lucas, do Bahia, e do lateral Vitinho, do Botafogo.

O atacante deve ser composto por  Samuel Lino, do Flamengo, Luiz Henrique, o LH, do Zenit, e Richarlison, do Tottenham.

Em comparação com o time que venceu o Chile por 3 a 0 no Maracanã, na quinta-feira passada, a escalação será bem diferente. Apenas o goleiro Alisson e o meia Bruno Guimarães devem ser mantidos. Se tiver condição de jogo, o lateral Wesley, da Roma, pode jogar. Ele é dúvida, em virtude de dores musculares.

O treinador italiano não poderá contar com o volante Casemiro. O jogador do Manchester United está suspenso por conta do cartão amarelo.

Quem foi cortado foi o atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro. O artilheiro do Brasileirão com 15 gols sofreu uma lesão muscular. Para o seu lugar foi chamado o meia Andreas Pereira, do Palmeiras.

O triunfo canarinho nesta terça-feira paga 2.25 na Superbe t. É possível imaginar que a seleção sofrerá um pouco, pois sofrerá com a altitude de El Alto e estará com um time que não está acostumado a jogar junto.

Sendo assim, é possível que as equipes façam ao menos um gol cada, mesmo o Brasil não tendo levado nenhum desde a chegada de Ancelotti.  Na Betsul, o “Ambos Marcam” paga 1.58.

Jogo é final de Copa do Mundo para a Bolívia

Na sétima posição da tabela, a Bolívia tem um ponto a menos que a Venezuela, no sexto lugar. Ou seja: os mandantes jogarão com chances reais de buscar um lugar na repescagem para o Mundial dos Estados Unidos, Canadá e México. Além de vencer o Brasil, eles precisam contar com uma derrota venezuelana ou o empate diante da Colômbia.

Os bolivianos —  com o triunfo avaliado em 2.95 na Superbet — disputaram três edições de Copa (1930, 1950 e 1994). Se esta seleção voltar ao torneio da Fifa será um feito histórico. Em casa, nestas Eliminatórias, o recente retrospecto é de quatro resultados positivos, dois negativos e duas igualdades. Foram 12 gols marcados e sete sofridos.

Um dos destaques é o meia Miguelito, ex-Santos e atual jogador do América-MG. Ele tem seis gols, dois a menos que o artilheiro Lionel Messi.

Outro jogador para ficar de olho é o meia Robson Matheus, do Bolívar — filho de mãe boliviana e pai brasileiro. O atleta tem passagens pelas bases de Corinthians e Palmeiras.

Eliminatórias da Copa do Mundo: 18ª rodada

Bolívia x Brasil

  • Local: Estádio Municipal de El Alto, na Região Metropolitana de La Paz
  • Data: Terça-feira, 9 de setembro de 2025
  • Horário: 20h30 (horário de Brasília)
  • Transmissão: Globo, Sportv e Ge TV

Possíveis escalações

  • Bolívia: Lampe, Diego Medina, Haquín, Morales e Roberto Fernández; Villamíl, Ervin Vaca, Robson Matheus e José Sagredo; Miguelito e Moisés Paniagua. Técnico: Óscar Villegas.
  • Brasil: Alisson, Vitinho (Wesley), Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti.

Deu em Ig

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista