Futebol 09/09/2025 09:16
Brasil x Bolívia: Lino e LH titulares para evitar pior campanha

A partida Bolívia x Brasil desta terça-feira (9) marca a despedida canarinha das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
O time de Carlo Ancelotti busca a vitória na 18ª rodada para não protagonizar a sua pior campanha na era dos pontos corridos. O duelo começa às 20h30, no Estádio Municipal de El Alto, na Região Metropolitana de La Paz.
Ao contrário de como aconteceu em outras edições da disputa qualificatória, os bolivianos tiraram o jogo do Estádio Hernando Siles.
A cidade de El Alto, em comparação com La Paz, é ainda mais alta. São 4.070 metros acima do nível do mar. Globo, Sportv e Ge TV transmitem o jogo ao vivo.
Os brasileiros estão na segunda colocação da tabela, com 28 pontos, dez a menos que a Argentina. Em caso de empate ou derrota, alinhado aos triunfos de Uruguai e Equador, a seleção pode cair de posição. Já os bolivianos têm 18 pontos no sétimo lugar.
Se vencer, o Brasil evitará que o país feche as Eliminatórias com a sua pior campanha na era de pontos corridos — iniciada para o Mundial de 2002.
A pior até o momento aconteceu na prévia da Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, que a Seleção acabaria vencendo. À época, o Brasil terminou com 30 pontos (9V, 3E e 6D), com 55,6% de aproveitamento.
Em 2026, a equipe verde e amarela tem oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com 24 gols feitos e 16 sofridos. O aproveitamento é de 54%.
A seleção brasileira jogará classificada, o que permite ao técnico rodar o elenco. Alguns atletas poderão estrear sob o comando de Carlo Ancelotti. São os casos do meia Jean Lucas, do Bahia, e do lateral Vitinho, do Botafogo.
O atacante deve ser composto por Samuel Lino, do Flamengo, Luiz Henrique, o LH, do Zenit, e Richarlison, do Tottenham.
Em comparação com o time que venceu o Chile por 3 a 0 no Maracanã, na quinta-feira passada, a escalação será bem diferente. Apenas o goleiro Alisson e o meia Bruno Guimarães devem ser mantidos. Se tiver condição de jogo, o lateral Wesley, da Roma, pode jogar. Ele é dúvida, em virtude de dores musculares.
O treinador italiano não poderá contar com o volante Casemiro. O jogador do Manchester United está suspenso por conta do cartão amarelo.
O triunfo canarinho nesta terça-feira paga 2.25 na Superbe t. É possível imaginar que a seleção sofrerá um pouco, pois sofrerá com a altitude de El Alto e estará com um time que não está acostumado a jogar junto.
Sendo assim, é possível que as equipes façam ao menos um gol cada, mesmo o Brasil não tendo levado nenhum desde a chegada de Ancelotti. Na Betsul, o “Ambos Marcam” paga 1.58.
Na sétima posição da tabela, a Bolívia tem um ponto a menos que a Venezuela, no sexto lugar. Ou seja: os mandantes jogarão com chances reais de buscar um lugar na repescagem para o Mundial dos Estados Unidos, Canadá e México. Além de vencer o Brasil, eles precisam contar com uma derrota venezuelana ou o empate diante da Colômbia.
Os bolivianos — com o triunfo avaliado em 2.95 na Superbet — disputaram três edições de Copa (1930, 1950 e 1994). Se esta seleção voltar ao torneio da Fifa será um feito histórico. Em casa, nestas Eliminatórias, o recente retrospecto é de quatro resultados positivos, dois negativos e duas igualdades. Foram 12 gols marcados e sete sofridos.
Um dos destaques é o meia Miguelito, ex-Santos e atual jogador do América-MG. Ele tem seis gols, dois a menos que o artilheiro Lionel Messi.
Outro jogador para ficar de olho é o meia Robson Matheus, do Bolívar — filho de mãe boliviana e pai brasileiro. O atleta tem passagens pelas bases de Corinthians e Palmeiras.
Deu em Ig

Descrição Jornalista
Confiança da indústria potiguar desacelera em março, aponta ICEI
16/03/2026 19:25
Vorcaro disse ter tido encontro conjunto com Moraes, Motta e Ciro
16/03/2026 17:41
02/03/2026 06:21 211 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 184 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 179 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 173 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 165 visualizações
Ataque ao Irã deve pressionar preço de combustíveis, dizem especialistas
01/03/2026 04:44 164 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 161 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 155 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 155 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 153 visualizações