Diplomacia 23/09/2025 12:00
Brasil vive um momento de ruptura com Estados Unidos, avalia especialista

Em entrevista à CNN, Priscila Caneparo, doutora em Direito Internacional, afirmou que os discursos de abertura do Brasil e dos Estados Unidos devem refletir visões divergentes sobre a ordem mundial.
Enquanto a fala brasileira tende a defender a cooperação internacional e o multilateralismo, a expectativa é que os Estados Unidos adotem uma postura mais voltada aos interesses individuais.
A desigualdade social, a fome e a pobreza também devem ganhar destaque nas discussões, assim como temas emergentes como a inteligência artificial e os desafios migratórios. A especialista ressalta ainda que questões como a de-dolarização da economia e a expansão dos BRICS devem integrar as pautas de debate.
A ONU chega aos seus 80 anos enfrentando questionamentos sobre sua efetividade e capacidade de ação.
Caneparo aponta dois fatores principais para esta fragilização: a estrutura atual do Conselho de Segurança, que não reflete mais o equilíbrio de poder global, e os constantes ataques ao multilateralismo por parte de governos de extrema-direita.
Apesar das críticas, a especialista destaca que a organização mantém sua relevância através da atuação de diversos órgãos e agências que continuam produzindo resultados práticos para o desenvolvimento global, mesmo que necessite de reformas estruturais para se adaptar aos desafios contemporâneos.

Descrição Jornalista
536 d.C.: o ano mais sombrio da história matou milhões de pessoas
31/01/2026 19:09
Etiqueta da academia: 4 coisas que irritam todo mundo
31/01/2026 17:25
4 alimentos que diminuem a ‘compulsão’ por doces
31/01/2026 16:44