
Renovação automática da CNH já começou
A iniciativa está prevista em uma medida provisória publicada em 10 de dezembro de 2025. O primeiro lote de CNHs renovadas automaticamente começa nesta sexta.
A CNH automática prevê que os motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses não precisem realizar exames presenciais, ir até o Detran ou para qualquer taxa adicional durante o processo. Tudo é automático e digital através do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran.
A renovação vale apenas para a CNH digital. Quem quiser o documento físico, precisa solicitá-lo ao Detran – mas precisará para pelo serviço.

Ministério quer incentivar boas práticas no trânsito
Durante a apresentação da primeira leva de CNHs renovadas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que os condutores beneficiados receberão uma mensagem de parabéns com um selo, informando sobre a renovação.
Filho destacou que, em anos anteriores, mudanças na legislação haviam ampliado o limite de pontos na carteira para motoristas infratores, o que, na avaliação dele, acabava favorecendo quem desrespeitava as regras. Já a renovação automática da CNH mostra que “vale a pena ser bom condutor”.

Quem está elegível à renovação automática da CNH?
Motoristas que não tiveram infrações nos últimos 12 meses. Mas há exceções:
- Condutores com 70 anos ou mais não são elegíveis;
- Motoristas a partir de 50 anos podem usar o benefício apenas uma vez;
- Segundo Filho, a renovação automática também não vale para quem tem CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde.
Para ter acesso ao benefício, o motorista precisa estar inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O cadastro pode ser feito tanto pelo aplicativo da CNH quanto pelo Portal de Serviços da Senatran.


