Polícia Federal 08/02/2024 09:08
Bolsonaro e ex-ministros são alvos de operação realizada pela PF nesta quinta-feira
Além de Bolsonaro, também estão entre os alvos de busca e apreensão ex-ministros da gestão passada, como Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira.
A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (8) uma operação contra uma suposta organização criminosa que teria realizado golpes para manter o ex-presidente do país, Jair Bolsonaro (PL), a frente da chefia do executivo.
Além de Bolsonaro, também estão entre os alvos de busca e apreensão ex-ministros da gestão passada, como Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira.
Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, os agentes foram até a casa de Jair Bolsonaro, em Angra dos Reis, para recolher seu passaporte.
O documento, contudo, não estava no local e foi dado um prazo de 24h para que ele entregue o passaporte. O celular do ex-ajudante de Ordens do ex-chefe do executivo, Tercio Arnaud Tomaz, foi apreendido.
Ao todo, a PF já prendeu o coronel Marcelo Costa Câmara e Felipe Martins, ambos ex-assesores de Bolsonaro, além do major do exército Rafael Martins de Oliveira.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também é alvo da PF.
A operação cumpre hoje 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares.
O Exército acompanha o cumprimento de alguns mandados e quatro generais 4 estrelas são alvos.
Investigações
De acordo com a PF, os alvos da operação se dividiram em núcleos para propagar informações falsas sobre a fraude nas eleições de 2022, sendo o primeiro voltado para espalhar mentiras sobre a vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação, atitude que vem sendo repetida desde 2019 e ganhou continuidade após a vitória do presidente Lula (PT).
O segundo eixo, por sua vez, buscou efetivar atos para sunsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito por meio de um Golpe de Estado.
De acordo com a PF, o grupo recebia suporte de militares com táticas de forças especiais no espaço político.
Entre as medidas cautelares já adotadas na operação, estão a proibição de contato entre investigados, entrega de passaporte em até 24h e suspensão do exercício de função pública. As ações acontecem nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e DF.
Deu em Tribuna do Norte
Descrição Jornalista
8º Curta Caicó anuncia filmes selecionados da edição 2025
16/09/2025 20:45
Trump processa New York Times em US$ 15 bilhões por difamação
16/09/2025 17:12
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 232 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 205 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 191 visualizações
Idosa francesa é abandonada pelo próprio filho em aeroporto de São Paulo
01/09/2025 05:14 181 visualizações
Rafael Motta fará nova cirurgia na face e no antebraço após acidente de kitesurfe
01/09/2025 05:14 179 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 173 visualizações
01/09/2025 12:24 172 visualizações
Governo Lula já articula reação a possíveis sanções dos EUA ligadas ao julgamento de Bolsonaro
01/09/2025 09:18 152 visualizações