Carnaval 07/02/2026 05:46
Bloco Rabo do Elefante reúne tradição, intercâmbio internacional e show musical em Baía Formosa

Baía Formosa recebe neste sábado (7) mais uma edição do Bloco Rabo do Elefante, iniciativa cultural que reúne manifestações da cultura popular, intercâmbio artístico e música ao vivo em programação gratuita aberta ao público.
A concentração começa às 16h, em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa, e segue em cortejo pelas ruas do centro da cidade até a Praça dos Golfinhos, onde acontece o encerramento com show musical.
Realizado pela Associação Casa Formosa – Ponto de Cultura, o bloco integra ações de fortalecimento da economia criativa e do turismo cultural no litoral sul potiguar, articulando artistas da cultura popular, grupos tradicionais e convidados internacionais e regionais.
A abertura será marcada pelo Toré de Azevedo, conduzido por indígenas da Baía da Traição (PB), reafirmando o protagonismo dos povos originários dentro da proposta cultural do evento. Em seguida, às 16h45, o grupo Batuqueria de Bruxelas (Bélgica) apresenta sua percussão, preparando o público para a saída do cortejo, às 17h, com estandartes e participação dos brincantes do Urso Amigo Batucada.
O trajeto segue pelas principais ruas do centro da cidade até a Praça dos Golfinhos, onde, a partir das 18h, a programação culmina em show musical com Sandra Belê, Lis Albuquerque e Ceiça Farias.
Segundo a coordenação do projeto, a proposta vai além da folia carnavalesca e busca promover integração cultural e participação comunitária.
“O Bloco Rabo do Elefante nasce como um espaço de encontro entre tradições, linguagens artísticas e pessoas. Mais do que festa, é uma ação de cidadania cultural que fortalece identidades, movimenta a economia local e valoriza quem faz cultura popular e regional”, destaca a jornalista e produtora cultural Edileide Vilaça, coordenadora da iniciativa.
O evento conta com apoio institucional da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura (Secult-RN), além do apoio da deputada estadual Divaneide Basílio.
O nome Bloco Rabo do Elefante nasce da própria geografia de Baía Formosa. Observando o mapa do Rio Grande do Norte que lembra o formato de um elefante — e a cidade aparece simbolicamente na área que corresponderia ao “rabinho” do animal.
A referência transformou-se em identidade cultural: o bloco incorporou o nome como forma de valorizar o território, reforçar o pertencimento local e celebrar a ligação afetiva entre a comunidade e o lugar onde vive.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Botafogo renova contrato de duas promessas e põe multas milionárias
26/03/2026 08:00
A vice dos sonhos de Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho
26/03/2026 07:34
Governo do RN lança edital do Programa “RN+ Esporte e Lazer” 2026
26/03/2026 05:47
02/03/2026 06:21 261 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 231 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 224 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 219 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 213 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 207 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 203 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 188 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 183 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 182 visualizações