Black Friday: Brasileiros estão incertos sobre ir às compras, diz pesquisa - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Consumidor 17/11/2025 05:59

Black Friday: Brasileiros estão incertos sobre ir às compras, diz pesquisa

Black Friday: Brasileiros estão incertos sobre ir às compras, diz pesquisa

55% dos brasileiros ainda não tomaram uma decisão sobre ir às compras durante a Black Friday desse ano. 

De acordo com o levantamento, 45% dos consumidores já declararam a decisão de comprar produtos durante o período. Uma queda de 9 p.p. (pontos percentuais) em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, 31% já afirmaram que não pretendem consumir na data. 

Segundo a CSO da Hibou, Lígia Mello, a indecisão pode ser um alerta para o mercado varejista. Para ela, o consumidor está muito mais atento aos preços e descontos do que antigamente. 

Apenas 7% das pessoas verificam os preços no dia da Black Friday, enquanto 42% anotam valores para ter certeza de que existe uma real promoção nas lojas, indica a pesquisa.

Busca pelo preço ideal

O comportamento planejado dos brasileiro está cada vez mais presente, conforme as datas comemorativas de final de ano vem se aproximando.

De acordo com o levantamento, 22% dos consumidores iniciaram suas pesquisas de preços em agosto e setembro, Já 17% foram verificar o custo dos produtos no começo de novembro.

Apenas 19% deixam para checar os valores na semana da Black Friday.

Por trás do planejamento, existe uma motivação pessoal. 88% das pessoas que vão às compras nessa época pretendem se presentear, e somente 7% aproveitam a data para adquirir um produto que não comprariam sem um desconto.

Durante a época do evento, muitos fatores são quase inegociáveis para aqueles que pretendem consumir.

O preço baixo (ou desconto) segue como a preferência de 83% dos brasileiros. Já o frete grátis vem logo em seguida como uma opção para 42% deles.

Marca e avaliações de outros compradores também entram nesses requisitos agradando 35% e 24% dos compradores, respectivamente.

Ceticismo em alta

Apesar do número ainda alto dos consumidores fiéis à semana da Black Friday, existe uma mudança significativa no comportamento dos consumidores.

Para o Chief Strategy Officer da Score Agency, Albano Neto, o evento deixou de ser um momento de impulso dos brasileiros, passando a ser um teste de confiança com o varejo.

O brasileiro aprendeu a fazer conta, comparar e esperar. Hoje, ele só se move quando sente que a promoção faz sentido não apenas no bolso, mas na forma como a marca entrega valor e verdade”, disse Neto.

Apesar de 66% ainda acreditarem em “grandes descontos”, 45% dos consumidores valorizam o método da comparação entre diferentes épocas, e 12% acreditam que a Black Friday é apenas uma estratégia de divulgação de produtos, mostrou a pesquisa. 

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda
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