Áudios vazados: a lista de polêmicas de Montenegro no Botafogo - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Futebol 10/09/2025 10:17

Áudios vazados: a lista de polêmicas de Montenegro no Botafogo

Áudios vazados: a lista de polêmicas de Montenegro no Botafogo

Um mês e três dias: este foi o tempo que demorou para Carlos Augusto Montenegro ter mais um áudio sobre o  Botafogo exposto.

E desta vez, o último alvo da longa lista de vazamentos do dirigente foi John Textor. Ele afirmou que a ideia do clube é seguir filiado à Eagle Football, com ou sem a participação do americano.

Textor está, neste momento, em uma briga judicial com os outros acionistas da holding para se manter no controle do Glorioso.

Após ficar ciente da fala de Montenegro, o principal acionista do clube respondeu nesta terça-feira no Instagram em uma resposta à publicação do site FogãoNet sobre o áudio vazado. John Textor garantiu que o ex-presidente não está por dentro de todas as informações:

“Eu amo o presidente por sua incrível contribuição para o nosso clube… mas ele não tem o benefício das informações completas, ele está totalmente equivocado que a Eagle Cayman foi criada em 2024 para a Eagle (não contra a Eagle), que eu continuo sendo o dono majoritário da Eagle… e suas projeções de resultados futuros não estão atualizadas com os pensamentos atuais. Estou ansioso por ver todos vocês, esta semana no Rio, para discutirmos a fundo.”

Responsável por presidir o Botafogo durante o título Brasileiro de 1995, Montenegro é atualmente o ex-dirigente mais influente no clube. Foi graças aos seus laços políticos que Durcesio Mello, presidente durante o processo da venda para SAF, chegou ao cargo.

O embate entre o personagem do sucesso do passado e o gestor das conquistas mais recentes do Glorioso parece ter recebido uma trégua ainda durante a última segunda-feira. Montenegro revelou que o áudio foi gravado há cerca de 20 dias e disse querer “um final feliz para o Botafogo”, preferencialmente com Textor no comando.

Outros áudios vazados de Montenegro sobre o Botafogo

Agosto de 2025: Diz que Textor não tem dinheiro para ficar com o Botafogo

Pouco mais de um mês antes da última polêmica, Carlos Augusto Montenegro também direcionou críticas ao dono da SAF botafoguense em áudio vazado. Ele afirmava que John Textor queria permanecer no controle do clube mesmo não tendo condições financeiras para tal.

O ex-presidente alvinegro ainda citou os ativos da Eagle como garantia de empréstimo junto à Ares, fundo de investimento que, segundo ele, “foi na lábia do Textor”.

Abril de 2022: SAF do Botafogo recebe elogios de Montenegro

O primeiro dos três áudios vazados de Montenegro após a venda do futebol do clube para Textor teve uma conotação diferente em relação às duas últimas. Em abril de 2022, o dirigente elogiou as ações do empresário norte-americano à frente do clube.

Ainda nos primeiros meses de SAF, seu pedido na gravação exposta era para que os torcedores e conselheiros “deixassem o passado em paz” e apoiassem o novo modelo administrativo do clube.

Março de 2000: Suposto áudio nas negociações por Yaya Touré

O ano era 2020 e a novela Yaya Touré tomava conta dos bastidores do Botafogo. O consagrado volante que fez sucesso no futebol europeu estava na mira do clube. No entanto, as negociações que pareciam encaminhadas acabaram não tendo um final feliz.

Durante esse vai e volta da possível contratação, foi justamente um suposto áudio vazado de Montenegro que reacendeu a esperança dos alvinegros pela chegada do reforço. O dirigente teria dito: “Yaya Touré está assinando agora à tarde e vem para o Botafogo para o Brasileiro”. À época, o ex-dirigente negou a veracidade da fala.

Outubro de 2019: Áudio não cai bem entre atletas e comissão

O vazamento de um áudio em outubro de 2019 é provavelmente o que causou maior dor de cabeça para Montenegro. Na ocasião, ele afirmou que o Botafogo deveria recomeçar do zero em 2020, abrindo mão de todo o atual elenco.

Figura influente na política do clube, o dirigente percebeu na hora que a fala exposta o faria perder prestígio com elenco e comissão técnica alvinegra da época. E por isso, convocou uma reunião para esclarecer toda a situação.

Deu em IG

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista