Aplicativo deve proteger mais os consumidores que usam cartão - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Economia 12/12/2017 10:54

Aplicativo deve proteger mais os consumidores que usam cartão

Como ainda é uma fase de teste, o aplicativo só pode ser baixado pelos clientes convidados. A Identity Check Mobile, lançada pela Mastercard no Brasil há um ano, já está em uso em outros 14 países, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Depois da fase de avaliação e de ajustes, a ideia é que a tecnologia de pagamento faça parte do aplicativo Way, do Santander, e seja disponibilizada para todos os consumidores.

Como ainda é uma fase de teste, o aplicativo só pode ser baixado pelos clientes convidados.
A Identity Check Mobile, lançada pela Mastercard no Brasil há um ano, já está em uso em outros 14 países, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Depois da fase de avaliação e de ajustes, a ideia é que a tecnologia de pagamento faça parte do aplicativo Way, do Santander, e seja disponibilizada para todos os consumidores.
A previsão é de que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2018. O banco espanhol é o primeiro emissor da América Latina a oferecer a solução para correntistas e não correntistas.
Gustavo Kok, diretor de pagamentos e prevenção de fraudes para a América Latina da Dafiti, acredita que esse tipo de inovação deverá agregar mais clientes ao negócio.
“Cada vez mais transações estão sendo feitas pelo celular. A tendência é que ele também seja cada vez mais usado como um grande autenticador dessas compras”, avalia o executivo.

Reprodução
Para usar a nova tecnologia de verificação de pagamento, os clientes têm de baixar o aplicativo ID Check e cadastrar os dados biométricos — com o scanner de impressão digital ou com uma selfie no próprio smartphone.
No caso da Dafiti, a compra é feita normalmente pelo site. Mas na etapa final é enviada uma notificação para o celular do cliente para a autenticação do pagamento por meio da biometria. Ou o cliente tira uma selfie com o celular ou permite a leitura da sua impressão digital.
Na primeira fase de implantação do projeto, em agosto, os testes foram feitos com os funcionários das três empresas.
Os convites para os 120 mil clientes da base do Santander passaram a ser feitos no fim de novembro. Para facilitar o primeiro contato, o banco enviou aos clientes selecionados um tutorial para ensinar a usar a tecnologia de biometria.
Kok acredita que novas soluções para garantir o pagamento vão ser oferecidas cada vez mais rapidamente. Ele cita como exemplo a tecnologia que confirma a identificação da pessoa ao reconhecer a forma como ela costuma usar o celular — desde o jeito de tirar o aparelho do bolso até a maneira como digita.
“Não estamos falando de um futuro distante”, afirma o executivo da Dafiti.
Deu no Correio Braziliense

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista