Eventos 13/10/2024 05:15
Apicultura e Meliponicultura são destaques na programação da Festa do Boi 2024
No espaço Agência Sebrae, produtores e especialistas discutem inovação, cooperativismo e novas oportunidades de mercado no setor de produtos derivados de abelhas.

O Sebrae Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) apresenta uma programação diversificada de palestras e workshops voltados ao agronegócio na Festa do Boi 2024.
Neste sábado (12), o foco foi a meliponicultura e apicultura, com discussões sobre exportação de mel, inovações no mercado de meliprodutos, e a relevância do cooperativismo e da diversificação dos produtos derivados de abelhas.
A Festa do Boi se estende até 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, oferecendo uma agenda completa para produtores e entusiastas do setor.
No palco Juntos Pelo Agro, no espaço Agência Sebrae Festa do Boi, o apicultor Hélio César de Oliveira, presidente do Conselho de Apicultura do Norte de Minas, compartilhou a experiência da cooperativa mineira e destacou o papel fundamental do cooperativismo no fortalecimento da agricultura familiar.
“O modelo cooperativo nos permite acessar capital de giro e melhorar a organização das associações, fortalecendo toda a cadeia agrícola e gerando melhores resultados para os produtores. Essa união é essencial para enfrentar os desafios do mercado e garantir a competitividade,” afirmou Hélio.
Além das oportunidades de mercado, o apicultor também discutiu os desafios enfrentados pelos produtores, como a necessidade de capital de giro, as dificuldades de armazenamento e as rigorosas exigências de qualidade para competir no mercado global.
Hélio também destacou as oportunidades oferecidas pela apicultura e meliponicultura, enfatizando a importância de eventos como a Festa do Boi.
“Esses eventos são fundamentais para dar visibilidade ao trabalho dos agricultores e promover o mel que produzimos,” ressaltou.

A segunda palestra do dia, intitulada “Meliprodutos: Inovações e Oportunidades de Mercado,” explorou o vasto potencial de produtos derivados das abelhas. Generosa Ribeiro, doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, apresentou a diversidade de meliprodutos que podem ser desenvolvidos, como sabonetes, hidratantes, bálsamos labiais, hidromel e kombucha, a partir de matérias-primas como mel, própolis, cera e pólen.
A professora destacou como esses produtos agregam valor à produção apícola e ampliam as oportunidades de mercado para os apicultores, oferecendo novas possibilidades de renda e inovação.
O produtor Ricardo Gomes, de Ceará-Mirim, acompanhou a programação e destacou o valor das discussões sobre inovação e diversificação de produtos derivados do mel.
“Foi uma oportunidade de aprender mais, trocar experiências e ver como a diversificação dos produtos pode gerar mais renda para os produtores e abrir novas oportunidades no mercado,” comentou Ricardo.
Generosa Ribeiro, especialista em biotecnologia, destacou a importância do espaço e programação da Agência Sebrae Festa do Boi para o fomento ao empreendedorismo e ao agronegócios.
“Esses encontros ampliam a visão dos produtores, incentivando-os a explorar novas possibilidades de mercado e a se profissionalizar em toda a cadeia produtiva,” comentou a palestrante.
Sebrae na Festa do Boi
A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição.
A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.
Deu em Agência Sebrae

Descrição Jornalista
Vida privada de Vorcaro engajou 4 vezes mais que seus crimes
10/03/2026 13:41
02/03/2026 06:21 166 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 153 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 150 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 132 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 132 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 126 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 118 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 115 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 114 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 105 visualizações