Propaganda 02/04/2020 09:23
Apenas 8% dos consumidores acredita que as marcas devem parar de anunciar devido à crise do coronavírus
Uma pesquisa realizada pela Kantar em 30 países, junto a 25 mil consumidores, revela uma série de dados positivos sobre as marcas e sua publicidade.

Uma pesquisa realizada pela Kantar em 30 países, junto a 25 mil consumidores, revela uma série de dados positivos sobre as marcas e sua publicidade.
O trabalho foi realizado na esteira de muitos cancelamentos de campanhas feitos pelas marcas, alguns com toda a lógica, diante da virtual impossibilidade de prosseguir operando, outros mais motivados pela perplexidade do que por razões racionais.
Talvez a principal constatação foi a de que apenas 8% dos consumidores acredita que as marcas devem parar de anunciar devido a pandemia do coronavírus, inclusive porque acreditam que a publicidade tem “obrigações” como a de suportar a mídia neste período difícil.
Entre outras posições, a pesquisa relata que 78% dos consumidores acredita que as marcas devem ajudá-los em suas vidas diárias e a mesma quantidade espera que elas cuidem de seus colaboradores nesse período; 75% dizem que as marcas devem informar as pessoas sobre o que estão fazendo na crise; e 74% acha que as empresas não devem “explorar” a situação.
Além disso, mais de 50% também acredita que as marcas devem anunciar como sempre fizeram, enquanto 50% pensa que as empresas devem falar sobre sua própria marca de maneira mais leve que o habitual. Surpreendentemente apenas 30% gostaria de ver suas marcas oferecendo descontos e promoções.
A pesquisa é bem ampla e mensurou diversas atitudes. E como uma de suas autoras, Jane Ostler, destaca: “se as marcas ficam fora do ar por mais de seis meses, isso pode destruir sua saúde agora e depois.”
Ela também recomenda aos anunciantes que “mantenham a calma. Tudo isso vai passar e estaremos em uma situação em que as coisas começam a se recuperar. Tenha, portanto, essa visão de longo prazo junto com a de curto prazo”.
Entre as marcas que estão fazendo a coisa certa, os consumidores lembraram da Ford, que trocou sua publicidade regular por mensagens informando que vai postergar o pagamento das prestações de seus carros;
a Louis Vuitton, que está fabricando álcool gel;
a Guiness, que cancelou sua tradicional parada de St., Patrick, que faz há 260 anos;
e a Nike, que além de garantir a venda de seus produtos por e-commerce, assegurou que manterá seus quadros de pessoal das lojas fechadas e liberou o acesso a seu app que ajuda a fazer exercícios.
Deu no Portal do CENP
Descrição Jornalista
Os smartwatches estão controlando demais nossa vida?
07/12/2025 18:36
Brasil criará centro de energia renovável no oceano
07/12/2025 15:42
Atividade industrial da China encolhe pelo oitavo mês seguido em novembro
01/12/2025 08:00 259 visualizações
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 139 visualizações
02/12/2025 04:30 123 visualizações
Como ativar conta na Uber que facilita o uso para idosos
01/12/2025 06:34 122 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 112 visualizações
02/12/2025 07:37 110 visualizações
Banco Central lança novo mecanismo para reforçar segurança contra fraudes financeiras; conheça
01/12/2025 07:41 103 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 103 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 101 visualizações
