Uncategorized 19/10/2020 08:36
Anvisa estuda permitir a realização de exames laboratoriais em farmácias
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa a possibilidade de autorizar farmácias a oferecer exames laboratoriais. A medida, que está aberta para consulta pública, divide opiniões nos setores implicados.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa a possibilidade de autorizar farmácias a oferecer exames laboratoriais. A medida, que está aberta para consulta pública, divide opiniões nos setores implicados.
Enquanto representantes das farmácias celebram iniciativa, laboratórios estão preocupados com questões de capacitação, segurança e confiabilidade dos resultados.
“Fazer testes rápidos pode ser 1 avanço, ampliar o acesso. Mas testes de interpretação complexa devem ser bem pensados e regulamentados, para proteção dos pacientes”, afirma o sanitarista Gonzalo Vecina Neto, professor da USP e ex-diretor da Anvisa, ao jornal O Globo.
O que a agência propõe é a atualização de uma resolução de 2005 que regula o funcionamento de laboratórios e estabelece que apenas eles estão autorizados a fazer análises clínicas. A atualização é reivindicação do setor. A inclusão das farmácias, entretanto, não é vista com bons olhos.
“Seria 1 desastre caso abrisse caminho para se colocar 1 consultório dentro da farmácia. É assim nos Estados Unidos, que é 1 não modelo. Lugar que vende remédio não pode prescrever remédio”, diz Vecina Neto.
Atualmente as farmácias já podem realizar exames rápidos de covid-19 e glicemia. Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) vê a iniciativa como algo positivo. Segundo ele, o setor se prepara há anos para isso.
“A maioria dos brasileiros não faz check-up. Essa é uma novidade que pode ampliar o acesso e mudar a cara da saúde brasileira”, afirma. “Imagine poder chegar em 1 lugar e com duas gotinhas de sangue medir glicemia, hemoglobina glicada, colesterol, PSA, HIV, sífilis”.
Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), diz que a instituição não é contra a realização de testes rápidos nas farmácias. Alerta, porém, para a complexidade do assunto.
“Há exames rápidos que funcionam bem, e outros que dão resultados equivocados. Essa é a lógica de ter a gerência de 1 laboratório, que conta com profissionais que estudaram para fazer calibração, validação, controle de qualidade. Não é o que está sendo proposto agora”, afirma.
A Anvisa explica que está ouvindo todos os setores envolvidos até 23 de outubro. Com o fim da consulta pública, as considerações enviadas serão analisadas e submetidas para deliberação e decisão da Diretoria Colegiada do órgão.
Deu em Poder360

Descrição Jornalista
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 97 visualizações
03/02/2026 15:54 91 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 91 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 82 visualizações
Polícia Militar apreende 375 kg de maconha na Grande Natal
02/02/2026 08:15 81 visualizações
02/02/2026 11:39 78 visualizações
Quais são as verdadeiras causas da enxaqueca
02/02/2026 15:16 78 visualizações
02/02/2026 07:05 74 visualizações
01/02/2026 13:40 73 visualizações
Semurb alerta produtores de eventos sobre prazos para licenciamento no Carnaval
03/02/2026 17:07 73 visualizações