Medicina 16/01/2021 09:52
AM recebe oxigênio e espera normalizar hoje o abastecimento
Aviões da FAB levam 10 tanques de gás de SP para Manaus, e avião da Azul, que iria à Índia, vai a Campinas buscar cilindros

O governo do Amazonas espera normalizar a situação do abastecimento de oxigênio nos hospitais do estado neste sábado (16).
A complexidade no transporte dos cilindros de oxigênio é a maior dificuldade, segundo o governador Wilson Lima.
Um avião C-130 Hércules com mais 5 tanques de oxigênio líquido, o que corresponde a cerca de 11 mil quilos, decolou de Guarulhos, em São Paulo, às 22h30 desta sexta-feira (15) e pousou na Base Aérea de Manaus às 4h10 da madrugada deste sábado.
Uma segunda aeronave do mesmo modelo e que também transporta 5 tanques de oxigênio líquido, decolou de Guarulhos às 3h35 da madrugada e tem previsão de chegar em Manaus nesta manhã.
Já o avião da Azul, que está no Recife e iria buscar vacinas na Índia, segue para Campinas, no interior de São Paulo, para buscar cilindros de oxigênio e levar para Manaus ainda neste sábado.
A FAB (Força Aérea Brasileira) presta apoio no transporte logístico para tentar minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. As ações são realizadas em coordenação com o Ministério da Defesa.
A força-tarefa montada pelo governo estadual e Ministério da Saúde para transportar oxigênio para o Amazonas envolve uma série de protocolos para a segurança dos profissionais envolvidos na operação. Sem ligação terrestre trafegável com o restante do país, a alternativa mais ágil é o transporte aéreo. Mas caso um único cilindro se rompa dentro de uma aeronave, o poder de destruição é similar ao de um míssil.
Em um reservatório chamado de ‘bala’, por exemplo, a pressão é de 200 bar. É como abastecer com 200 litros em um reservatório onde cabe apenas um litro. Além disso, os cilindros precisam ser transportados na vertical. Caso contrário, o oxigênio se movimenta em direção ao local de saída do gás e o perigo de rompimento também é altíssimo.
Deu em G7

Descrição Jornalista
ALRN retoma trabalhos sem a mensagem da governadora
03/02/2026 10:36
Três praias do litoral do RN ficam impróprias para banho
01/02/2026 07:28 112 visualizações
Após cinco anos e bilhões investidos, Meta demite milhares de funcionários do metaverso
01/02/2026 05:09 100 visualizações
Empresários chineses visitam terreno que poderá abrigar fábrica de equipamentos agrícolas em Mossoró
01/02/2026 04:56 88 visualizações
Como identificar pessoas interesseiras, segundo a psicologia
01/02/2026 10:39 81 visualizações
Botafogo e Fluminense duelam pelo Carioca embalados por bom início no Brasileirão
01/02/2026 06:22 79 visualizações
STJ alerta para golpe do oficial de justiça no WhatsApp; veja como funciona
01/02/2026 09:06 78 visualizações
Polícia Militar apreende 375 kg de maconha na Grande Natal
02/02/2026 08:15 69 visualizações
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 67 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 66 visualizações