Comércio 28/07/2025 04:30
A quatro dias do tarifaço, senadores iniciam agenda nos EUA para negociação

A comitiva de senadores que viajou aos Estados Unidos para tentar negociar as tarifas impostas ao Brasil começa nesta segunda-feira (28) uma série de reuniões com congressistas norte-americanos e representantes do setor produtivo do país.
A agenda inicia a quatro dias da sobretaxa anunciada pelo presidente Donald Trump entrar em vigor..
Oito parlamentares participam da delegação e, pela manhã, têm reuniões na Embaixada do Brasil em Washington. Durante a tarde, o grupo vai à sede da U.S. Chamber of Commerce, uma organização de empresários, onde se encontram com lideranças e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
Os senadores começaram a chegar aos EUA no fim de semana e se reuniram na noite de sábado (26) para alinhar os pontos que serão abordados durante a viagem.
“Essa preparação é fundamental para garantir uma atuação coesa, institucional e estratégica em nome do Brasil”, afirmou o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e organizador da comitiva.
Os parlamentares brasileiros que estão nos EUA tentam reverter — ou ao menos postergar — a aplicação das tarifas anunciadas por Donald Trump. No início do mês, o chefe da Casa Branca anunciou tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto e relacionou a medida à ação penal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é réu.
A missão foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa. O grupo conta com a participação de parlamentares de diferentes partidos, indo desde o PT (Partido dos Trabalhadores) ao PL (Partido Liberal).
A delegação é composta por oito senadores:
Na terça-feira (29), os parlamentares brasileiros ainda se reúnem com congressistas norte-americanos. A agenda inclui reuniões com parlamentares norte-americanos, empresários, especialistas em comércio internacional e representantes de organismos multilaterais.
Parlamentares têm destacado o foco em reabrir canais de diálogo e defender os setores produtivos brasileiros. A comitiva terá compromissos em Washington até quarta-feira (30).

Descrição Jornalista
Quaest: 72% avaliam que STF “tem poder demais”; 18% discordam
12/03/2026 12:49
EUA avalia reincluir Alexandre de Moraes na Magnitsky
12/03/2026 11:20
02/03/2026 06:21 190 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 165 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 161 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 151 visualizações
Ataque ao Irã deve pressionar preço de combustíveis, dizem especialistas
01/03/2026 04:44 149 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 146 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 143 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 140 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 139 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 138 visualizações