Sem categoria 13/10/2017 11:41
A comida conecta as pessoas, diz Alex Atala
Nada de Twitter, Instagram ou Facebook. A maior rede social do planeta é mais primitiva do que se imagina. A maior rede social ainda é a comida, que é capaz de conectar mais de 7 bilhões de pessoas.
Nada de Twitter, Instagram ou Facebook.
A maior rede social do planeta é mais primitiva do que se imagina. A maior rede social ainda é a comida, que é capaz de conectar mais de 7 bilhões de pessoas.
Isso é o que pensa o chef Alex Atala, o chef de cozinha brasileiro mais premiado de todos os tempo e dono do quinto melhor restaurante do mundo. Ele ministrou palestra na noite desta quinta-feira (12), no Espaço Sebrae Terroir, montado na 55ª Festa do Boi.
Alex Atala veio falar sobre a importância dos produtos terroir – aquele que são típicos das regiões onde foram produzidos – no desenvolvimento da gastronomia brasileira. Na concepção do chef, nos últimos 50 anos, a alimentação passou por uma reversão. Começou ser industrializada, o que acarretou no desflorestamento, aumento dos bolsões de pobreza e o surgimento de novas doenças.
“O que poderíamos esperar dos próximos anos? Uma catástrofe. Um quadro muito pior. Mas, eu acredito nas pessoas, e isso não deverá acontecer. Vejo as pessoas tomando mais consciência do que acontece com a alimentação. Prova disso são alimentos orgânicos”.
A receita da felicidade na visão de Alex Atala é simples e passa pela alimentação. “No dia em que o ser humano entender que, para ser feliz, é só comer direito, ele terá mais felicidade”, diz o chef, sintetizando: “A comida conecta as pessoas”, classificando a comida como a maior rede social do mundo.
Como veio ao Rio Grande do Norte falar sobre os produtos terroir, Alex Atala revelou, durante a palestra, que os alimentos brasileiros que mais o fascina são os do reino vegetal. Sobre os segredos da gastronomia, ele afirma: “A cozinha não tem mais segredo. Toda vez que um chef tem uma ideia nova, ele publica nas redes sociais e atrai clientes ao seu restaurante. Então, tudo está na internet”.
Na avaliação de Alex Atala, não há outra forma de se tornar um grande cozinheiro se não for cozinhando. “É preciso cozinhar todos os dias. Não precisa ser três vezes por dia, mas todo dia. É igual a atleta, que precisa treinar para quebrar recorde”.
Deu no Portal do Sebrae

Descrição Jornalista
Roberto Firmino posta foto vestindo nova camisa branca do Botafogo
18/06/2026 19:58
Caso Master chega ao PT. E essa mancha vai ser difícil de remover
18/06/2026 16:42
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 241 visualizações
01/06/2026 04:44 239 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 237 visualizações
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 233 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 229 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 225 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 222 visualizações
01/06/2026 05:07 209 visualizações
Governo empossa 75 servidores de carreira no Idema
01/06/2026 04:59 208 visualizações