Prefeitura de Natal 17/04/2024 05:00
Semurb demoliu construção irregular em área de Manguezal nas Quintas
A área em questão encontra-se dentro da Zona de Proteção Ambiental 8 (ZPA -8), recentemente regulamentada pela Municipalidade através da Lei Complementar 221/2022.

Equipes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), com o apoio de agentes da Guarda Municipal, realizaram a demolição de uma construção em alvenaria, que ocupava irregularmente uma área de manguezal, localizada às margens da Avenida Felizardo Moura, no bairro das Quintas.
O responsável pela infração já havia sido alvo de determinação de desocupação, no entanto, cumpriu apenas parcialmente a ordem emitida pela Semurb, cuja autuação ocorreu em dezembro do ano passado.
“O responsável pela infração cumpriu apenas parcialmente a determinação anterior, já emitida pelos agentes da fiscalização urbanística para remoção total da construção irregular. E por medida cautelar, a fim de garantir o pleno cumprimento, a equipe efetivou a demolição do restante da edificação”, explica o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.
A fiscalização também identificou que local estava sendo utilizado como depósito de materiais e, ainda, no lado oposto próximo à margem da linha férrea, por oficinas e uma serralheria, cuja deposição de materiais vinha sendo feita de forma desordenada e sem qualquer tipo de regularização junto à SEMURB.
A área em questão encontra-se dentro da Zona de Proteção Ambiental 8 (ZPA -8), recentemente regulamentada pela Municipalidade através da Lei Complementar 221/2022.
Os responsáveis foram intimados a comparecer à SEMURB, na próxima terça-feira, 23/04/2024, para tratar acerca do funcionamento de atividades sujeitas a licenciamento ambiental e ocupação irregular do espaço público.
Os manguezais são biomas frágeis e portanto caracterizados como Áreas de Proteção Permanente.
São ecossistemas de extrema importância para a biodiversidade e para a proteção costeira. São essenciais para a manutenção da vida marinha e terrestre, além de abrigar uma avifauna que utiliza o manguezal como área de alimentação, reprodução, desenvolvimento e refúgio.
Denúncias
Para denúncias de infrações ambientais, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb no número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Nos fins de semana e feriados, através do número 190 do Ciosp.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 260 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 251 visualizações
11/09/2026 07:24 249 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 247 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 244 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 237 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 213 visualizações
09/09/2026 09:19 172 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 168 visualizações