Política 23/12/2023 09:55
Lula tem menor taxa de projetos aprovados desde FHC, diz pesquisa
Levantamento da Vector Research também mostra o terceiro mandato de Lula com a menor porcentagem de vetos mantidos pelo Legislativo

Um levantamento da Vector Research mostra a dificuldade enfrentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste primeiro ano do terceiro mandato do petista.
A taxa de sucesso, que mede a quantidade de proposições apresentadas pelo Poder Executivo e aprovadas no mesmo ano em relação a todas as proposições apresentadas à Câmara dos Deputados, foi a menor de toda a série histórica, que se inicia com Fernando Henrique Cardoso em 1995.
Este primeiro ano de Lula repetiu a taxa registrada no primeiro ano do segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), em 2015. A petista não chegou a concluir o mandato, já que foi alvo de um processo de impeachment que a retirou do cargo em 2016.
A Vector Research também levantou a porcentagem de vetos do Executivo mantidos pelo Legislativo em cada governo. O governo Lula neste primeiro ano do terceiro mandato também em último lugar.
Na semana passada, por exemplo, o Congresso Nacional derrubou, em sessão conjunta, uma série de vetos do presidente Lula a propostas aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Um dos vetos derrubados diz respeito à desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, que empregam quase 9 milhões de pessoas.
Com a derrota do veto do governo, a desoneração da folha será prorrogada até 2027. O atual modelo de desoneração perde a validade em dezembro deste ano.
Outro veto derrubado pelos parlamentares também faz parte da agenda econômica do governo: um dispositivo do arcabouço fiscal que impedia o Executivo de retirar despesas do cálculo para atingir a meta fiscal.
Na prática, o Executivo poderia usar essa brecha para retirar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dos limites fiscais, o que facilitaria o cumprimento da meta, blindaria obras do governo e reduziria a necessidade do Planalto de negociar com o Congresso Nacional.
Apesar de esse trecho ter sido derrubado, a Câmara manteve um veto de Lula que limitava o contingenciamento de investimentos do governo federal.
Outra derrota do governo diz respeito ao marco temporal. Com a derrubada, passa a valer a tese de que os povos indígenas só terão direito à demarcação de terras que já eram ocupadas por eles em 5 de outubro de 1988.
Deu em CNN
Descrição Jornalista
Gregore: “Vejo todos os jogos do Botafogo”
02/12/2025 14:55
Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula volta a subir e chega a 50,7%
02/12/2025 11:18
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 69 visualizações
02/12/2025 04:30 61 visualizações
02/12/2025 07:37 52 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 49 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 48 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 46 visualizações
02/12/2025 05:24 39 visualizações
Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula volta a subir e chega a 50,7%
02/12/2025 11:18 37 visualizações
Adeus, cimento? Invenção australiana cria paredes firmes com papelão descartado
01/12/2025 15:35 27 visualizações
