Governo do Estado 19/10/2023 05:06
Governo do RN divulga programação do primeiro Fórum Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN
Evento acontecerá no próximo dia 20 (sexta-feira), promovendo troca de experiências, apresentando oportunidades e divulgando ações do Governo Estadual e Federal.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC), promove o primeiro Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte, no dia 20 de outubro de 2023, no auditório da Casa da Indústria – FIERN.
As inscrições já estão abertas (https://fectirn.ect.ufrn.br/).
A conferência será um marco significativo, não apenas para o nosso estado, mas para todo o país, servindo de inspiração para acadêmicos, pesquisadores, estudantes e empresários que buscam avançar na área.
“Desde o início da gestão Fátima Bezerra, o Governo do RN trata como prioridade a promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação de forma prática, buscando o diálogo com as instituições de ensino e pesquisa, incentivando a ciência aplicada nas e empresas e criando mecanismos para alavancar o setor”, disse o secretário Jaime Calado (Sedec).
“Criamos a Câmara Setorial de Ciência e Tecnologia, reativamos o Conselho Estadual (Coneciti), fizemos o Marco Legal em parceria com a Fapern e destinamos recursos para o Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além disso, fundamos o Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX) e agora vamos dar um novo impulso ao setor promovendo este Fórum”, explicou o titular da pasta de CT&I no RN.
Os avanços citados pelo secretário Jaime Calado serão abordados durante a programação do Fórum em momentos distintos, ampliando o conhecimento do público sobre os principais pontos de interesse nas políticas públicas voltadas ao setor.
Entre os principais momentos, haverá uma mesa redonda com a participação de universidades e instituições de ensino e pesquisa, mediada pela ex-reitora da UFRN e coordenadora do PAX, Prof. Ângela Paiva Cruz.
O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação também terá destaque em uma apresentação da Fapern, e o público conhecerá os principais cursos profissionalizantes das instituições de ensino do RN.
As ações para o setor em âmbito nacional também serão explanadas, como é o caso da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, que visa estratégias e recomendações para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil, apresentada por Yuri Rafael Della Giustina, diretor do Ministério das Cidades.
Serão apresentadas ainda as principais políticas do Governo Federal realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através de seu representante.
Já a comunidade internacional estará representada pelo diplomata da Embaixada do Brasil na Espanha, Alexandre Oliveira.
O Primeiro Fórum Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como tema “O protagonismo da Ciência, Tecnologia e Inovação na transição energética e na qualidade de vidas das pessoas”, está programado para ser um simpósio de discussão interdisciplinar sobre os avanços mais recentes nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, ser um espaço de divulgação, diálogo e mostra do que o nosso Estado tem feito e onde quer chegar, revelando seus pontos fortes, agregando o governo, a academia, as ICTs, setor empresarial, comércio e serviços e demais interessados na temática num momento único de diálogo.
O primeiro Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da SEDEC, e correalização da UFRN, IFRN, UFERSA e UERN, FAPERN, FIERN, SENAI (ISI-ER), SEBRAE, FECOMÉRCIO, IMD PAX, ISD, LAIS, BNB E FEMURN.
Confira a programação completa: https://bit.ly/PorgramacaoForumCTI-RN
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
CNI reduz previsão de crescimento do PIB para 1,6% em 2026
29/10/2026 14:11
Como se exercitar mais sem nem mesmo tentar
29/10/2026 13:28
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 396 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 363 visualizações
01/10/2026 10:57 358 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 344 visualizações
Sabores, sons e encontros: Claro Food & Jazz transforma Mossoró em palco de experiências
01/10/2026 06:19 335 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 310 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 307 visualizações
Mais da metade dos brasileiros ainda não decidiu voto para o Legislativo
01/10/2026 09:22 303 visualizações
01/10/2026 05:13 297 visualizações
10/10/2026 04:54 268 visualizações