Startup tem patrocínio da fundação de Bill Gates

  • A Epic Cleantec conta com investimento da fundação beneficente de Bill e Melissa Gates, desde 2012 após o “Desafio Reinvente o Toalete”;
  • Como informou o The Guardian, o objetivo da startup é fazer que dar visibilidade para a possibilidade reciclagem de água e chamar a atenção para as regulamentações comerciais sobre água potável reciclada;
  • A produção foi feita em parceria com a cervejaria norte-americana Devil’s Canyon Brewing Company, que já produziu cerca de 7.200 latas da bebida.

Como explica Aaron Tartakovsky, CEO da Epic Cleantec à AFP, a bebida Epic OneWater Brew foi produzida para aumentar a consciência pública sobre o potencial inexplorado das fontes de águas, enquanto o oeste dos Estados Unidos passa por uma seca crônica exacerbada pelo aquecimento global.

“A cerveja uniu as pessoas basicamente desde o início da civilização humana”, disse Tartakovsky.

Cerveja

Ads by Kiosked (Imagem: Epic OneWater Brew)

A água utilizada pelas cervejas vem de chuveiros, pias e máquinas de lavar do prédio de São Francisco que conta com 550 residências. Parte da água tratada é reutilizada em descargas de vasos sanitários e sistema de irrigação.

A empresa explica que as águas são purificadas em três etapas, como explica a TechXplore.

Na primeira fase a empresa remove os contaminantes do líquido. Para isso, são utilizadas bactérias que atuam de forma semelhante aos micróbios do estômago humano quando recebem alimentos consumidos.

Após isso, o processo de filtragem envolve membranas microscópicas. E, por fim, a água é desinfetada com luz ultravioleta e cloro.

Para Chris Garrett, chefe da cervejaria Devil’s Canyon o resultado foi surpreendente: