Universidade 05/10/2023 08:00
Podcast discute saúde mental dos professores da UFRN
O debate sobre a saúde mental dos professores é ainda um tabu.

O debate sobre a saúde mental dos professores é ainda um tabu.
A afirmação é de Tadeu de Oliveira, jornalista e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (PPGCS/UFRN), e foi expressa no primeiro episódio do podcast Marginália, lançado no último domingo, 1° de outubro, intitulado Doença e Docência.
Com a participação do professor do Instituto Humanitas Alex Galeno, a ação promoveu uma troca de ideias sobre possíveis causas para o problema.
Tratando especificamente da docência universitária, a discussão teve como objetivo fomentar o debate em cima de fatores potencialmente nocivos à saúde desses profissionais, que, de acordo com o professor Alex Galeno, por razões diversas, acabam negligenciando sua condição humana e frágil.
“Esse tema ainda é tabu, e acredito que o seja pela tradição racional que formou essa classe docente. Como diria Nietzsche, esse profissional coloca os conceitos à frente da vida, como se não tivesse corpo, e acaba não assumindo a sua doença, ‘a doença do mundo’. A depressão é o exemplo mais comum em nosso tempo”, comenta.
“É preciso que esse fato não fique esquecido na junta médica da Universidade, nem que seja algo meramente estatístico. É necessária uma agenda de prevenção, e tem de ser uma luta institucional. A dor, nesse sentido, não se trata de algo privado, pois ela acontece na esfera da instituição”, acrescenta Alex Galeno, destacando a relevância do tema abordado no episódio.
O podcast é uma iniciativa do Marginália, Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura da UFRN.
O episódio pode ser acessado por este link.
Deu no Portal da UFRN

Descrição Jornalista
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 257 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 222 visualizações
Sesc RN lança desconto de 20% para inscrições no Circuito Sesc de Corridas
01/04/2026 06:42 215 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 210 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 207 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 202 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 200 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 186 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 175 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 170 visualizações