Americano cria aplicativo para deixar operadores de telemarketing e golpistas ‘falando sozinho’ - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Comportamento 03/07/2023 10:00

Americano cria aplicativo para deixar operadores de telemarketing e golpistas ‘falando sozinho’

App Whitebeard usa inteligência artificial para enrolar os interlocutores inoportunos ou criminosos

Americano cria aplicativo para deixar operadores de telemarketing e golpistas ‘falando sozinho’

Quem não passa ou já passou pelo incômodo de receber repetidas e inoportunas ligações de telemarketing?

Elas são cada vez mais frequentes e alvo de muitas reclamações de consumidores incomodados.

Um americano, cansado da modalidade, resolveu reagir. Roger Anderson, de 54 anos, morador de Monrovia (Califórnia, EUA), criou uma aplicativo chamado Whitebeard.

Com o app, o usuário pode deixar literalmente o operador de telemarketing falando sozinho. Whitebeard emprega chatbots e inteligência artificial (IA) para frustrar e desperdiçar o tempo de operadores de telemarketing inconvenientes e, por tabela, golpistas que se passam por eles para roubar dados, de acordo com reportagem do “Wall Street Journal”.

Roger Anderson, criador do Whitebeard — Foto: Reprodução

Roger Anderson, criador do Whitebeard — Foto: Reprodução

A ferramenta, que reproduz a voz humana, basicamente muda o foco da abordagem. Quando o operador fala de um cartão, a voz do aplicativo divaga e comenta:

“Estou tendo problema com o meu controle remoto. Você pode me ajudar a descobrir como mudar o canal para assistir ao meu programa favorito?”.

Por mais que o interlocutor insista, o assunto é desviado para gatinhos e praias, por exemplo.

Discadores automatizados em call centers podem facilmente fazer 100 chamadas por segundo, constantemente procurando por pessoas dispostas a permanecer na linha. Quando alguém atende, entra em cena um personagem humano do outro lado da linha.

Os moduladores de voz removem sotaques estrangeiros, e o software permite que operadores estrangeiros acionem frases em inglês pré-gravadas, disse o escialista Isaac Shloss.

O crescimento no número de chamadas e de golpes, acompanhado da sofisticação da modalidade, fez Roger lançar sua arma de distração. Ele postou conversas entre o homem e o bot, algumas durando até 15 minutos antes que o operador de telemarketing desligasse.

Para criar o seu “clone” que atende as ligações, Roger usou a voz de Sid Berkson, um amigo seu que é fazendeiro em Vermont.

Deu em Page not found

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista