EDUFRN lança coleção especial de livros escritos por Zila Mamede - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Livro 17/05/2023 17:20

EDUFRN lança coleção especial de livros escritos por Zila Mamede

Na coleção estão os seis livros escritos pela poeta: Rosa de Pedra, Salinas, O Arado, Exercício da Palavra, Corpo a Corpo e A Herança.

EDUFRN lança coleção especial de livros escritos por Zila Mamede

A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), lança a coleção Zila, Toda Poesia, na próxima sexta-feira, 19, às 16h, no auditório da Biblioteca Zila Mamede, no campus central da UFRN.

Na coleção estão os seis livros escritos pela poeta: Rosa de Pedra, Salinas, O Arado, Exercício da Palavra, Corpo a Corpo e A Herança.

Em 2003, comemorando os 50 anos de Rosa de Pedra, o primeiro livro de Zila, a EDUFRN resgatou e publicou a obra da poeta num único volume, intitulado Navegos: A Herança.

Nesta reedição, há uma nova materialidade concebida pelo editor Helton Rubiano e pelo designer gráfico Rafael Campos: cada título possui seu próprio volume e as capas são ilustradas com bordados da artista Angela Almeida.

Na ocasião do lançamento, será aberta a exposição Zila, em linhas, de autoria de Angela Almeida, e será realizada a mesa-redonda Zila, toda poesia, composta por Alexandre Alves, professor e pesquisador da literatura potiguar, pela poeta e jornalista Marize Castro e por Marise Mamede, professora e sobrinha de Zila.

A mesa será mediada por Maria da Penha Casado Alves, atual diretora da EDUFRN.

A distribuição da coleção será gratuita para os participantes do evento.

Sobre os livros

Em 17 de outubro de 1953, Zila Mamede lançou o seu primeiro livro, Rosa de Pedra, editado pelo Departamento de Imprensa do Rio Grande do Norte, sob a direção do crítico e poeta Antônio Pinto de Medeiros.

Esse livro seria editado no Rio de Janeiro, pela Edições Hipocampo, dirigida pelos poetas Thiago de Me­lo e Geir Campos, mas a editora faliu antes da publicação.

Em Rosa de Pedra, que completa 70 anos em 2023, está publicado Mar Morto, poema no qual Zila declarou ter se tornado poeta:

“É o meu batistério poético, minha certidão de poeta”, disse ela, posteriormente, no programa Memória Viva, da TV Universitária da UFRN.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista