Cidades 29/04/2023 12:48
Cultura e artesanato, marcas de São Gonçalo do Amarante
Tido como berço da cultura popular, São Gonçalo fomenta grupos folclóricos e eventos tradicionais, como a Paixão de Cristo, quadrilhas juninas e o artesanato.

Fomentar a cultura é uma das missões da Fundação Cultural Dona Militana (FCDM), em São Gonçalo do Amarante.
Além de ações específicas, a entidade aproveita o calendário anual para estimular a prática das artes, no teatro, na dança ou no folclore – traço marcante da história da cidade.
A última contribuição foi na encenação da Paixão de Cristo, durante a Páscoa. A próxima atuação acontece no mês de junho, nas tradicionais quadrilhas juninas.
“Quando se pensa nos grupos que são compostos por jovens, por estudantes, pessoas que têm poder aquisitivo baixo, você tem que estar animando esse pessoal. Se você cria uma Paixão de Cristo, são necessários materiais e, muitas vezes, a dificuldade de patrocínio é muito grande. A cultura encontra dificuldades neste sentido. Então, vindo do município esse fomento, é muito importante para esses grupos continuarem existindo”, afirma o presidente da Fundação Dona Militana, Nildo Campos.
Com esse propósito, a fundação é uma das mantenedoras da cultura no município. Neste ano, como praxe, os primeiros editais para a área foram em apoio aos blocos carnavalescos de São Gonçalo do Amarante.
O objetivo com isso é reforçar que as expressões artísticas que caracterizam o território são importantes e que não podem desaparecer.
Na sequência do ano, ainda há o fomento para atividades dos grupos folclóricos, promovidas em festival nos meses de agosto.
Sem contar as tradicionais comemorações de fim de ano, com a chegada das festas natalinas.
“Nós também temos grupos folclóricos dos quais somos parceiros e que tem nomes. Boi Calemba Pintadinho é um deles, Pastoril Dona Joaquina, Bambelô da Alegria. A fundação é tida como uma porta de entrada para esses grupos do folclore, além dos de teatro, que são contemplados e é criada uma ponte com eles para que a gente continue existindo, resistindo e lutando pela cultura”, disse Nildo Campos.
Os grupos folclóricos, inclusive, são uma das marcas de São Gonçalo do Amarante, tida como uma cidade de berço da cultura popular.
O artesanato é outra expressão forte no município e um exemplo de prática histórica que está atrelada ao folclore, seja à base de argila ou da folha da carnaúba
A argila é matéria-prima usada por um grupo de artesãos que se destaca pela produção de panelas de barro e também do Galo Branco de Dona Neném, símbolo folclórico da cidade.
Já a folha da carnaúba é utilizada pelas tecelãs do distrito de Massaranduba.
O material, quando passado pelas mãos das artesãs que trabalham no povoado, viram cestas e tapetes, em uma atividade já característica da região.
“Todos são elementos que os artesãos vão usando e conquistando seus espaços dentro desses ele- mentos culturais. E, assim, os diferentes tipos de artesanato são distribuídos em áreas da cidade, de acordo com a tipologia”, destacou Nildo Campos.

Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
A peça que faltava no tratamento da depressão
07/03/2026 13:03
02/03/2026 06:21 143 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 139 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 135 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 117 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 116 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 113 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 100 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 99 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 98 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 97 visualizações