Governo do Estado 20/04/2023 05:41
Comitê de monitoramento se reúne e mantém reservatórios sob observação
Encontro avaliou que nenhum dos grandes reservatórios apresenta grandes riscos.

O Governo do Estado coordenou, nesta quarta-feira (19), a reunião do Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento de Barragens, onde foram avaliadas as medidas adotadas pelo estado em parceria com municípios e com União, assim também como órgãos apresentaram as próximas ações que podem ser adotadas.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o período chuvoso deve seguir até meados de maio no interior do estado, e até agosto no litoral.
O comitê, criado em 2019, avalia condições climáticas, fatores como índice pluviométrico, estrutura física das barragens e populações vizinhas para tentar se antecipar a supostos danos e prejuízos.
Durante a reunião ficou constatado que nenhum dos grandes reservatórios apresenta grandes riscos, mas que é imprescindível manter a atenção do fim do período chamado de inverno. De acordo com Altair Rocha Filho, que coordenou a reunião pelo Gabinete Civil, as discussões foram bastante positivas.
“É sempre importante compreender a situação dos reservatórios e tentar nos antecipar para garantir a segurança dessas estruturas”, ressaltou o coordenador.
Segundo Auricélio Costa, secretário adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), grande parte das barragens foi construída pela própria secretaria, e que anualmente engenheiros são enviados para inspeção in loco e planejamento dos projetos de recuperação.
“Nas grandes barragens não temos grandes riscos, apesar de termos alguns trabalhos a serem realizados. Tanto que temos barragens sangrando, vertendo água normalmente”, disse.
O coordenado da Defesa Civil do estado, Coronel Marcos Carvalho, avaliou a reunião como proveitosa, visto que o principal objetivo foi cumprido: manter a integração dos órgãos integrantes do comitê, fazendo uma avaliação de todas as medidas que o estado já adotou até agora e programando outras providências que deverão ser tomadas ao longo do inverno.
“A intenção aqui é justamente analisar os produtos e ações que devem ser desenvolvidas para garantir a tranquilidade e a saúde da população”, informou.
A Defesa Civil está em monitoramento permanente de todos os aspectos ligados ao inverno no estado, como índices pluviométricos, áreas de risco, reservatórios, estradas, entre outros.
Para isso conta com a ajuda de órgãos estaduais e comitês dos municípios.
Participaram ainda da reunião o secretário e os coordenadores da Semarh, Paulo Varela, Gustavo Medeiros e Carlos Nobre, respectivamente; Coronel Acioli Bento, sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros;
cel. Franklin Araújo, comandante operacional do Corpo de Bombeiros; tenente-coronel Francisco Oliveira Junior, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático do CBMRN; Thiago de Souza, diretor de Operações e Manutenção da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern);
Aline Rocha, sub-coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde Pública; Luiz Eduardo Junior, pesquisador da Semarh;
André Nunes, coordenador do Instituto de Gestão das Águas do RN; Gaspar Silva Pereira, secretário adjunto da Secretária Estadual de Infraestrutura (SIN) e Natércia Nunes, diretora do Departamento de Estradas de Rodagem do RN.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 180 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 158 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 154 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 138 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 137 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 133 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 122 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 122 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 119 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 108 visualizações