Governo do Estado 15/05/2022 07:10
Governo do RN lança projeto de Equoterapia durante a 1ª Festa do Cavalo
Uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ANQM).

Atender crianças com necessidades especiais através da utilização do cavalo como método terapêutico. Este é o objetivo do Projeto “Equoterapia no Parque” lançado durante a 1ª Festa do Cavalo.
Uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ANQM).
O evento foi encerrado neste sábado (14) com a presença da governadora Fátima Bezerra.
“Um projeto importante, de inclusão social, através de uma intervenção que traz diversos ganhos na linguagem, no relacionamento e na organização das crianças especiais”, avaliou a chefe do poder executivo estadual em referência ao projeto de Equoterapia que começará a funcionar em julho com dois dias de atendimento por semana.
Realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a 1ª Festa do Cavalo, que teve início nesta sexta (13), é uma realização do Governo do Estado por meio da Sape, em parceria com a Anorc, a Assembleia Legislativa e Associações de Criadores de Cavalo.
“A semente está lançada. Essa será a primeira de muitas que virão. Uma forma também de dinamizar a utilização desse espaço, muito bem localizado, palco da maior festa agropecuária do Brasil, que é a Festa do Boi. Agora, também, abrigará a Festa do Cavalo”, afirmou a governadora.
Com investimento em torno de R$ 150 mil, o evento está inserido no calendário de exposições que foi retomado este ano após dois anos sem a realização em virtude da pandemia do Coronavírus.
O Circuito já esteve no município de Currais Novos e São Paulo do Potengi e ainda passará por 23 cidades potiguares.
“Estamos fazendo três coisas fundamentais aqui. Primeiro dar mais uso ao Parque de Exposição, que fica dentro da região metropolitana, mas pouco usado. Segundo, estamos reconhecendo tudo que o cavalo faz, a questão dos empregos, da qualidade genética desses animais. E terceiro, a questão da Equoterapia”, ressaltou o secretário da Sape, Guilherme Saldanha.
A 1ª Festa do Cavalo reuniu cerca de 200 cavalos com uma vasta programação de cursos e shows musicais.
Durante os dois dias de evento, a SAPE contou com uma estrutura de estande que serviu como apoio para: Emparn, Emater, Igarn, Idema e a Equoterapia.
Acompanharam a governadora o secretário adjunto da Sape, Marcelo Júnior, o presidente da Ancoc, Caios Otavio, presidente da ANQM, Hudson Pinheiro.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 221 visualizações
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 220 visualizações
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 218 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 212 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 209 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 207 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 178 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 174 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 174 visualizações