Outros países dizem “tchau” para as máscaras - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Pandemia 08/03/2022 17:57

Outros países dizem “tchau” para as máscaras

Já países da Europa como França, Espanha, Dinamarca e Reino Unido anunciaram recentemente que iriam tratar a covid-19 como uma endemia, e não uma pandemia.

Nos Estados Unidos, houve uma flexibilização do uso de máscaras no primeiro semestre de 2021 para os vacinados, mas o surgimento da variante delta logo fez o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) voltar atrás.

Agora, cerca de oito meses depois, a agência de saúde americana anunciou que 90% da população do país mora em locais com baixos ou médios níveis de covid-19 e, portanto, não precisa usar máscaras em lugares fechados.

Já países da Europa como França, Espanha, Dinamarca e Reino Unido anunciaram recentemente que iriam tratar a covid-19 como uma endemia, e não uma pandemia.

Consequentemente, a obrigatoriedade do uso de máscaras cai nestes territórios, além de outras medidas antes consideradas essenciais.

As decisões de outros países não são necessariamente o caminho certo a seguir, já que existem inúmeras variáveis que podem mudar o curso do vírus da pandemia novamente (como a baixa vacinação no continente da África), mas elas refletem o período no qual o mundo se encontra atualmente.

Muitos especialistas já se posicionaram sobre o fato que o coronavírus nunca será extinto e que um dia será encarado como uma gripe e que os países devem aprender a viver com a covid-19.

Novas vacinasremédios como o Paxlovid e grande parte dos territórios com taxas de vacinação acima de 70% indicam que a população pode ficar mais tranquila, mas não usar máscaras em locais fechados é definitivamente um risco. Resta saber se a medida aplicada em estados como o do Rio terá algum impacto no número de casos e mortes.

Deu em Exame

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista