Tecnologia 08/02/2022 08:08
Transmissão ao vivo acompanha foguete da SpaceX que vai se chocar com a Lua
A colisão deverá ocorrer durante a manhã do dia 4 de março. Como o esperado é que o foguete atinja o lado afastado da Lua, o evento não poderá ser visto da Terra. “Cerca de um mês antes, ele estará visível da Terra pela última vez, e vamos mostrá-lo ao vivo para o mundo”, afirmou Gianluca Masi, astrônomo do Virtual Telescope.

O estágio de um foguete Falcon 9, da SpaceX, está a caminho de se chocar com a Lua — e você poderá ver o foguete em sua trajetória espacial através do projeto Virtual Telescope.
Os membros do projeto realizaram uma transmissão gratuita de observação do foguete nesta segunda (7).A outra será nesta terça-feira (8).
A de hoje começa às 15h, no horário de Brasília, mas vale lembrar que a programação poderá variar de acordo com as condições climáticas.
As sessões de observação serão realizadas quase sete anos exatos após o lançamento do foguete, ocorrido em 2015. Segundo um comunicado do Virtual Telescope, o estágio do Falcon 9 estará mais brilhante e mais próximo da Terra no dia 8, viajando em alta velocidade em relação às estrelas ao fundo.
A colisão deverá ocorrer durante a manhã do dia 4 de março. Como o esperado é que o foguete atinja o lado afastado da Lua, o evento não poderá ser visto da Terra. “Cerca de um mês antes, ele estará visível da Terra pela última vez, e vamos mostrá-lo ao vivo para o mundo”, afirmou Gianluca Masi, astrônomo do Virtual Telescope.
Em 2015, a SpaceX lançou o satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) com um foguete Falcon 9. O veículo o levou com destino ao Ponto de Lagrange 1, uma região de estabilidade gravitacional a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Só que, naquela missão, o estágio estava a uma altitude tão alta que não tinha combustível suficiente para retornar à atmosfera terrestre.
Como também não tinha energia suficiente para escapar da gravidade do sistema da Lua e Terra, o foguete vem viajando em uma órbita caótica desde 2015, que parece que o levará ao nosso satélite natural: cálculos de rastreadores de satélites mostraram que o foguete deverá atingir o lado afastado da Lua no dia 4 de março, por volta das 09h25 (horário de Brasília).
A colisão não poderá ser observada da Terra, mas a expectativa é que algumas das sondas que estudam a Lua possam vê-la posteriormente.
Por exemplo, a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, tem resolução suficiente para identificar a cratera deixada após a colisão.
Outra opção seria a sonda Chandrayaan-2, da Índia, que deverá sobrevoar o local do impacto depois do impacto e talvez possa estudar a cratera ou possíveis materiais ejetados.
Abaixo, você confere a transmissão do Virtual Telescope, cuja data e horário podem mudar dependendo das condições climáticas:
Fonte: Canaltech
Yahoo Brasil

Descrição Jornalista
Análise: Moraes e Lula saem enfraquecidos de sessão do STF
16/09/2026 06:04
Moraes e Gilmar puxam STF para o buraco
16/09/2026 05:38
Sessão no STF não julga mérito de conversas entre Moraes e Vorcaro
16/09/2026 05:00
Taís Araujo apresenta “Mudando de pele” no Teatro Riachuelo em Natal
16/09/2026 04:30
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 210 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 208 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 202 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 202 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 195 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 182 visualizações
Quanto você precisa ganhar para estar entre o 1% mais rico do seu estado
01/09/2026 12:00 176 visualizações
11/09/2026 07:24 170 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 169 visualizações