Crianças 03/02/2022 11:30
‘Foi um impacto aquela cena de um filme de terror’, diz médico de férias em Noronha que socorreu criança atacada por tubarão
Lucas Claros foi um dos seis médicos que prestaram os primeiros socorros à menina de 8 anos na Praia do Sueste, na sexta (28). Nesta quarta (2), ele foi homenageado pelo Conselho de Saúde da ilha.

“Foi um impacto aquela cena de um filme de terror”.
O relato é de Lucas de Oliveira Claros, um dos médicos que prestaram os primeiros socorros a Nicole, criança de 8 anos atacada por um tubarão na sexta-feira (28), em Fernando de Noronha. Nesta quarta-feira (2), ele falou, com exclusividade para o g1, sobre o atendimento que ajudou a salvar a vida da menina.
Lucas mora no Rio de Janeiro e estava de férias na ilha. Ele, que é cirurgião-geral e especialista em urologia oncológica, falou sobre o momento de socorro à menina. “A adrenalina é alta. Agimos por instinto, conforme nosso treinamento, para estancar o sangramento”, declarou.
Após o ataque, Nicole teve a perna direita amputada. “Os vasos que passam pela perna têm um trajeto. Eles fazem sangrar nesse tipo de atendimento. Quando se faz o estancamento do sangue, […] a gente segura, com o dedo mesmo, o sangramento para evitar um prognóstico pior”, explicou Lucas.
Depois de ser colocada em uma maca na caçamba de um carro, a criança foi atendida no Hospital São Lucas, de onde foi transferida em uma avião de salvamento equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para o Hospital Português, no Recife.
O boletim médico divulgado, na terça-feira (1º), pelo hospital particular localizado na capital pernambucana indicou que o estado de saúde de Nicole é estável. Lucas ficou feliz ao saber da recuperação da criança.
“Não só eu, como os outros médicos que estavam no local, pudemos contribuir para esse desfecho favorável. Saber que ela está bem é o maior reconhecimento”, afirmou Lucas, que deixou a ilha no final da manhã desta quarta-feira (2).
Lucas Claros foi homenageado nesta quarta-feira (2). O médico recebeu uma carta de agradecimento, entregue pela vice-presidente do Conselho de Saúde da ilha, Talita Lima. O comunicado enalteceu a atuação do profissional na Praia do Sueste.
O Conselho de Saúde tenta entrar em contato com os outros cinco médicos que participaram dos primeiros socorros à menina. “Queremos entregar o documento aos médicos que participaram do primeiro atendimento nessa situação emergencial”, declarou Talita Lima.
Por conta desse ataque de tubarão, as praias do Sueste e Leão foram interditadas pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Não há previsão de reabertura dos dois locais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/F/6/JybRm9TcKALHUCPl6r2Q/pria-sueste.jpeg)
Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, segue interditada por tempo indeterminado — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Deu no G1

Descrição Jornalista
Vasco topa pagar multa rescisória e negociação com Franclim esquenta
29/06/2026 07:07
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 284 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 231 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 227 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 227 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 225 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 219 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 209 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 190 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 188 visualizações