Clientela cada vez maior: campanha discute riscos das redes sociais para a saúde mental - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Redes Sociais 27/01/2022 08:50

Clientela cada vez maior: campanha discute riscos das redes sociais para a saúde mental

“Estamos em um ponto sem volta em relação à centralidade da internet no cotidiano, porém a internet tem sido relacionada a diversos agravos à saúde mental. Tudo isso afeta significativamente a maneira como pensamos, como nos sentimos e como funcionamos como indivíduos e como sociedade”, destaca. 

Clientela cada vez maior: campanha discute riscos das redes sociais para a saúde mental

Redes sociais, aplicativos de mensagens, teletrabalho, tudo isso é crucial para o funcionamento da nossa sociedade nos tempos atuais.

Contudo, o excesso de telas e de informação tem se mostrado um fator de risco importante para a saúde mental.

A reflexão é da psicóloga Mariane Araújo Dantas, autora do vídeo lançado nesta quarta-feira, 26, pela campanha Janeiro Branco na UFRN. O material está disponibilizado no Instagram do projeto de extensão.

Com a temática A arte de cuidar da mente: uso das redes sociais e saúde mental, Mariane reflete sobre como as redes sociais podem ser referência de comportamentos problemáticos, e a massificação de mensagens nos aplicativos como WhatsApp e Telegram pode ser instrumento de desinformação.

“Estamos em um ponto sem volta em relação à centralidade da internet no cotidiano, porém a internet tem sido relacionada a diversos agravos à saúde mental. Tudo isso afeta significativamente a maneira como pensamos, como nos sentimos e como funcionamos como indivíduos e como sociedade”, destaca.

Mariane reconhece que, na pandemia, foi importante migrar o trabalho e as relações para o ambiente virtual, mas o que surgiu como solução hoje parece que virou um problema.

“Aplicativos de mensagens, redes sociais, teletrabalho, essas ferramentas podem provocar uma precarização das relações sociais, das relações de trabalho, das relações afetivas. Precisamos da internet, mas precisamos também batalhar por uma vida virtual com saúde e garantia de tempo de qualidade”, pondera. São essas as questões que ela vai trazer para serem pensadas no vídeo,

Sobre a campanha Janeiro Branco, Mariane considera que ela tem se consolidado com um esforço coletivo dos profissionais e da sociedade pelos cuidados com a saúde mental.

“A cada ano vem crescendo o reconhecimento da importância do investimento público e privado neste tema, apesar de reconhecidamente ser uma área com carência de profissionais e investimentos”, pontua.

Mariane Dantas é psicóloga graduada e mestre em Psicologia pela UFRN e atua na Divisão de Atenção Psicossocial ao Servidor (Diaps/DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

A campanha Janeiro Branco na UFRN está na sétima edição e é promovida por meio de um projeto de extensão fruto de parceria entre o Sepa, a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da Progesp, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e do Instituto do Envelhecer (IEN).

Teve início em meados de janeiro e acontece até o dia 31, abordando temas relacionados à saúde mental e emocional, a exemplo da saúde mental dos recém-nascidos, do trabalhador e dos idosos.

Na quinta-feira, 27, a campanha trará um vídeo com depoimentos de Francisco Júnior e Clarice Leão, profissionais que trabalham com atividades físicas que farão relatos de experiências sobre como eles fazem para cuidar da própria saúde mental.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista