Pandemia 08/11/2021 08:34
Atenção: este momento é de cautela e não de liberação, diz infectologista do Emílio Ribas
À CNN, Rosana Ritchmann explica eficácia das máscaras e risco de transmissão onde não há distanciamento

Com o avanço da vacinação e a queda nos índices da pandemia, capitais como São Paulo, Campo Grande e Curitiba estudam desobrigar o uso de máscaras.
A prefeitura do Rio de Janeiro foi uma das primeiras a deixar de exigir a proteção facial em ambientes abertos e sem aglomeração. Posteriormente, o mesmo foi decretado no Distrito Federal e em Porto Velho, onde o uso passou a ser facultativo em áreas externas.
Para a infectologista do Instituto Emílio Ribas, Rosana Ritchmann, este é um dos assuntos mais controversos entre pesquisadores, cientistas e profissionais da saúde. Na visão dela, é preciso cautela principalmente no modo como as autoridades irão anunciar a medida.
“Nós estamos em uma fase de uma tendência ótima em relação ao nosso futuro próximo, então, eu julgo que este momento é de cautela e não de liberação.”
Sua ressalva diz respeito a como os cidadãos, de maneira geral, vão interpretar essa decisão. “Eu tenho medo da percepção da população ser: ‘acabou a pandemia’, ‘não preciso mais usar máscara nem em ambiente aberto, nem em fechado’ e, aí sim, a gente corre um risco enorme de recirculação e de, infelizmente, estes números mudarem.”
A infectologista explica que quando não há distanciamento, mesmo aqueles vacinados colocarão outras pessoas em risco. Ela também falou sobre o quanto a máscara é uma medida simples, barata e que funciona para conter a transmissão.
“Há vários estudos e até um brasileiro, da Fiocruz. Eles colocavam máscaras em pessoas que estavam infectadas [pela Covid-19] e tentavam recuperar o vírus. E ele só era recuperado na face interna da máscara, na face externa não tinha vírus nenhum, então, de fato é uma excelente barreira.”
Deu em CNN

Descrição Jornalista
02/05/2026 08:15 262 visualizações
Militar que matou Bin Laden 15 anos atrás: ‘Eu o teria enforcado numa ponte de Nova York’
04/05/2026 07:12 229 visualizações
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 215 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 212 visualizações
Avanço do comércio ilegal pressiona economia e demanda ação coordenada, afirma representante da CNC
01/05/2026 06:55 203 visualizações
Inmet emite alertas laranja e amarelo de chuvas intensas no RN
01/05/2026 06:55 200 visualizações
01/05/2026 05:47 188 visualizações
Idoso deixa R$ 30 milhões de herança para dono de lanchonete que o tratava bem
04/05/2026 06:07 183 visualizações
Botafogo arruma solução e vai pagar salários do elenco nesta terça
05/05/2026 08:00 176 visualizações